PERFIL CLÍNICO-ODONTOLÓGICO DE PACIENTES ATENDIDOS EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA

José Eduardo Queiroz da SILVA, Cleo Decker ANACLETO, Dielson Roque da COSTA, Jordana Medeiros Lira DECKER

Resumo


As Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) são ambientes onde o monitoramento e os cuidados permanentes médicos e multidisciplinares são necessários para a melhora do estado geral do paciente. Devido escassez de dados na literatura relacionada ao atendimento odontológico em pacientes infanto-juvenis, que são submetidos à abordagem odontológica em uma unidade de terapia intensiva (UTI) de hospitais do sistema Único de saúde (SUS), essa pesquisa tem o objetivo relatar as manifestações bucais presentes nesses pacientes e a abordagem odontológica realizada. Trata-se de uma pesquisa observacional e transversal, através de resgates de prontuários, que analisa dados relacionados ao perfil clínico odontológico de 197 pacientes com idades 0 a 17 anos atendidos pela equipe odontológica da UTI pediátrica, no período de junho de 2017 a junho de 2018. Os dados analisados consistiram na idade, sexo, diagnóstico clínico, diagnóstico bucal, conduta odontológica, tipo de ventilação e nutrição. Houve maior número de internações de pacientes do sexo masculino (54,3%). Em relação ao tipo de ventilação verificou-se que 43,1% encontravam-se em ventilação por ar ambiente, as maiores incidências de alterações bucais foram observadas em pacientes maiores de 10 anos. Constatou-se que pacientes infanto-juvenis internos em UTI podem apresentar manifestações bucais desde o momento da admissão, e a presença do Cirurgião-Dentista trata e previne essas alterações, melhorando a qualidade de vida dos pacientes internos e diminuindo o tempo de internação.

Palavras-chave: Unidades de Terapia Intensiva. Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica. Equipe Hospitalar de Odontologia. Diagnóstico Bucal.


Texto completo:

PDF

Referências


AGUIAR DE, A. S. W.; GUIMARÃES, M. V.; DE MORAIS, R. M. P.; SARAIVA, J. L. A. Atenção em saúde bucal em nível hospitalar: relato de experiência de integração ensino/serviço em odontologia. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, v.7, n. 9, p. 100- 110, 2010.

ALMEIDA DE, T. F.; DE SOUZA TORRES, A.; DA SILVA, R. A.; WANDERLEY, F. G. C. et al. Avaliação dos cuidados de saúde bucal em pacientes pediátricos hospitalizados. Revista de Ciências Médicas e Biológicas, v.13, n. 1, p. 72-77, 2014.

ARANEGA, A. M.; BASSI, A. P. F.; PONZONI, D.; WAYAMA, T. M. et al. Qual a importância da Odontologia Hospitalar? Revista Brasileira de Odontologia, v.69, n. 1, p. 90, 2012.

ARAÚJO ALENCAR DE, Aréli Morais et al. Condição bucal de pacientes internados em unidade de terapia intensiva pediátrica. Brazilian Journal of Health Review, v. 3, n. 4, p. 10127-10142, 2020.

ARAUJO, Jessica Emily. PACIENTES PEDIÁTRICOS EM REGIME DE INTERNAÇÃO HOSPITALAR: RISCOS DE PATOLOGIAS BUCAIS E MÉTODOS PREVENTIVOS. Revista Ciências e Odontologia, v. 4, n. 2, p. 9-16, 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281