NÍVEIS DE ANSIEDADE, ESTRESSE E DEPRESSÃO EM ESTUDANTES DE ODONTOLOGIA

Juliana Martins CATUNDA, Francisco Anderson de Sousa SALES, Regina Glaucia Lucena Aguiar FERREIRA, Vanara Florêncio PASSOS, Ana Cristina de Mello FIALLOS

Resumo


Os transtornos de ansiedade e depressão são os transtornos psiquiátricos que mais afetam a população mundial. Entre os universitários, fatores como cobranças familiares, desigualdades sociais, preconceito, incertezas sobre o futuro dentre outros podem estar diretamente relacionadas a queda do bem-estar mental e consequente prejuízo no desempenho estudantil. A presente pesquisa objetiva verificar o nível de ansiedade, depressão e estresse dos acadêmicos do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará, campus de Fortaleza, e os fatores associados. É um estudo transversal, observacional e analítico. A amostra foi composta por estudantes regularmente matriculados do 2º ao 10º semestre da graduação. A coleta de dados foi realizada de forma online, por meio de 2 questionários: um questionário sociodemográfico e outro a Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (Depression, Anxiety and Stress Scale, (DASS-21). Foram obtidas respostas de 143 estudantes, com idades entre 18 e 50 anos. Não houve diferença significativa entre as prevalências de estresse e de ansiedade, mas ambas foram maiores do que a prevalência de depressão. Diferentes níveis de ansiedade, estresse e depressão foram percebidos em uma alta parcela de acadêmicos, durante todos os semestres da graduação.

Palavras-chave: Ansiedade. Depressão. Estresse. Estudantes de Odontologia.


Texto completo:

PDF

Referências


AHAD, A. et al. Factors affecting the prevalence of stress, anxiety, and depression in undergraduate Indian dental students. Journal of Education and Health Promotion, v. 10, 2021.

BASUDAN, S. et al. Depression, anxiety and stress in dental students. International Journal Of Medical Education, Saudi Arabia, v. 8, p. 179-186, 24 maio 2017.

BOLSONI-SILVA, A. T.; GUERRA, B. T. O impacto da depressão para as interações sociais de universitários. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, p. 429-452, 2014.

COSTA, T. S. O impacto das redes sociais na saúde mental: um estudo sobre a relação entre o uso excessivo de redes sociais e o sofrimento psíquico em usuários de internet. São Luís: Centro Universitário UNDB, 2021.

CRUZ, M. S. S. O nível de ansiedade e depressão dos alunos do curso de odontologia e a importância do apoio psicológico: revisão de literatura. Revista Cathedral, v. 4, n. 2, p. 24-30, 2022.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281