AFOGAMENTO

Noandra Pedrosa SOUZA, Hugo Weysfield MENDES, Ana Ydelplynya Guimarães AMARO

Resumo


A maior parte dos afogados em todo o mundo são pessoas jovens, saudáveis e produtivas, com expectativa de vida de muitos anos, o que torna imperativo um atendimento imediato, adequado e eficaz, que deve ser prestado logo após ou mesmo, quando possível, durante o acidente, ou ainda dentro da água. O presente trabalho busca conhecer as ferramentas que melhoram a abordagem e a intervenção ao afogado através da análise bibliográfica de artigos e estudos já publicados em base de dados nacional como Scielo (Scientific Electronic Library) e Lilacs, Biblioteca Virtual da Saúde. É urgente que não somente os profissionais de saúde, mas toda a sociedade atue ativamente no combate a esse tipo de trauma, uma vez que a ferramenta de maior eficácia na luta contra os afogamentos é a prevenção. Portanto difundir o conhecimento sobre a cadeia de sobrevivência do afogado é uma ação simples e que poderá fazer a diferença na vida de muitas pessoas, minimizando e eliminando os riscos seja em praias, rios, lagos, piscinas e outros meios e consequentemente melhorando as estimativas atuais sobre afogamento.

Palavras-chave: Afogamento. Prevenção. Resgate.


Texto completo:

PDF

Referências


NOGUEIRA, Cyntia de Medeiros. Mortalidade por afogamento em crianças menores de 5 anos no brasil: 2001 A 2010. Revista Baiana de Saúde Pública. v. 40, n. 3, p. 616-632 jul./set. 2016.

SZPILMAN, David. Emergências aquáticas. Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático – SOBRASA. Manual dinâmico de Afogamento - Ano 2015. Publicado on-line em www.sobrasa.org.maio. Acesso em outubro 2018.

DATASUS. Brasil. Ministério da Saúde. Informações de Saúde; Estatísticas Vitais. Disponível em http://www2.datasus.gov.br/DATASUS/index.php .Acesso em

outubro de 2018.

SZPILMAN, David. Emergências aquáticas. Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático – SOBRASA. Manual dinâmico de Afogamento - Ano 2015. Publicado on-line em www.sobrasa.org.maio .outubro 2018.

SZPILMAN, David. Afogamento. Diretriz de Ressuscitação 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281