FORMAÇÃO DE LEITORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O PAPEL DA INFERÊNCIA TEXTUAL NA PRODUÇÃO DE SENTIDOS

Shirlei LAETE, Ana Cristina de ARAUJO

Resumo


No cotidiano da prática docente e das participações em formação continuada para professores alfabetizadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, deparamo-nos constantemente com desafios à formação de leitores. Um destes desafios é o trabalho com a inferência textual, e é sobre essa temática que versa o presente trabalho. Buscou-se, como objetivo geral, analisar de que forma a inferência textual contribui com o processo de leitura e compreensão textual nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Dialogamos teoricamente, dentre outros, com Koch e Elias (2018), Koch e Travaglia (2015), Geraldi (1985), Antunes (2003), Leila Nascimento Silva (2024). Quanto à metodologia, recorremos à pesquisa documental e bibliográfica (Gil, 2002), sendo nosso material de análise constituído, principalmente, por livros, artigos e documentos que versam sobre leitura e compreensão de textos; inferência textual; ensino de leitura e compreensão de textos. Os resultados indicam que o trabalho com as inferências em sala de aula contribui significativamente com uma formação proficiente dos estudantes no aspecto da leitura e compreensão de textos.

Palavras-chave: Leitura e compreensão textual. Inferência textual. Ensino Fundamental.


Texto completo:

PDF

Referências


ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

BICALHO, Delaine C. Leitura. In: Glossário CEALE: Termos de alfabetização, cultura e escrita, Belo Horizonte, Faculdade de Educação, 2014. Disponível em:

.

Acesso 26/09/2024.

BRANDÃO, A.C.P. & OAKHILL, J. “Como você sabe essa resposta?” - Uso de texto pelas crianças dados e conhecimentos gerais em compreensão de histórias. Leitura e Escrita, 18, p. 687-713, 2005.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de1996.

GERALDI, J.W, org. O Texto na sala de aula: leitura c produção. 2. ed. Cascavel, ASSOESTE, 1985.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281