APLICAÇÃO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM NO CUIDADO DOMICILIAR AO IDOSO COM INFECÇÃO DE ERISIPELA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
O relato presente tem a finalidade de narrar as experiências vivenciadas de dois enfermeiros durante a aplicação do Processo de Enfermagem (PE) no atendimento domiciliar a um paciente idoso com infecção de erisipela. A experiência ocorreu no contexto do atendimento domiciliar, onde a assistência de enfermagem foi planejada e implementada com base nas etapas do processo de enfermagem: realizou-se coleta de dados, diagnóstico, planejamento com exames físicos, aplicação das prescrições dos cuidados de enfermagem ao paciente domiciliar e avaliação. As intervenções de enfermagem foram direcionadas ao controle da dor, administração de antibióticos, cuidados com a pele afetada, prevenção de complicações e orientações quanto ao autocuidado e à adesão ao tratamento. Além disso, foi enfatizada a importância do acompanhamento contínuo e das orientações familiares, com foco na promoção de um ambiente seguro e na melhoria da adesão ao tratamento no domicílio. A experiência evidenciou a relevância do PE no cuidado domiciliar, proporcionando uma assistência segura, eficaz e humanizada, atendendo às necessidades do paciente idoso e suas comorbidades. Conclui-se que a aplicação do PE no atendimento domiciliar melhora os resultados clínicos e contribui para a autonomia e bem-estar do paciente idoso.
Palavras-chave: Enfermagem Domiciliar. Idoso. Erisipela. Gota. Hiperuricemia. Cuidados de Enfermagem.
Texto completo:
PDFReferências
ALMEIDA, R. F.; SANTOS, M. A.; VIEIRA, T. C. A Sistematização da Assistência de Enfermagem no contexto do cuidado domiciliar: relato de experiência. Revista de Enfermagem Contemporânea, v. 12, n. 2, p. 189–197, 2023. Disponível em:
https://revistaenfcontemporanea.com. Acesso em: 21 abr. 2025.
BRASIL. Conselho Federal de Enfermagem. Resolução n.º 358/2009: Dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE).
Brasília: COFEN, 2009. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/resoluo-cofen-3582009_4384.html. Acesso
em: 20 abr. 2025.
BRASIL. Conselho Federal de Enfermagem (COFEN). Resolução COFEN nº 736, de 17 de janeiro de 2024. Dispõe sobre a atuação da equipe de enfermagem na atenção domiciliar no âmbito da saúde. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 13, p. 142, 18 jan. 2024. Disponível em: https://www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-no
-de-17-de-janeiro-de-2024/. Acesso em 22 abr. 2025.
BRASIL. Ministério da Saúde. Caderno de Atenção Domiciliar. v. 1. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderno_atencao_domiciliar_v1.pdf. Acesso em: 20 abr. 2025.
BRASIL. Ministério da Saúde. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Gota e Hiperuricemia. Brasília: Ministério da Saúde, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br. Acesso em: 21 abr. 2025.
BULECHEK, Gloria M.; BUTCHER, Howard K.; DOCHTERMAN, Judith M. Classificação das intervenções de enfermagem (NIC). 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2020. DOI: https://www.minhabiblioteca.com.br. Acesso em: 22 abr. 2025.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281