PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO QUILOMBOLA NA ATUALIDADE: DIÁLOGO POSSÍVEL?

Hélio Rodrigues dos SANTOS, Geraldo Eustáquio MOREIRA

Resumo


A educação brasileira carrega marcas do passado colonial, período em que a colonização impôs uma religião, uma língua, uma cultura e saberes únicos. Essa imposição de uma identidade cultural homogênea contribuiu tanto para a destruição de diversos povos quanto para a formulação de um currículo que negligencia as contribuições de culturas não europeias na Educação Básica do Brasil. Nas obras Pedagogia do Oprimido, Pedagogia da Esperança e Pedagogia da Autonomia, Paulo Freire (1987, 1996, 1986) denuncia o descaso da escola em relação às minorias, às lutas de classe e às violências sofridas por setores marginalizados da sociedade. Nesse contexto, Quijano (1989) introduz o conceito de “colonialidade” para expor as opressões que persistem, mesmo após o fim do colonialismo. Assim, este trabalho tem como objetivo principal evidenciar as confluências e aproximações teórico-filosóficas entre o pensamento de Paulo Freire e a Educação Escolar Quilombola. Em segundo plano, busca discutir a trajetória e o pensamento de Paulo Freire sobre educação, analisar os referenciais nacionais que sustentam a consolidação da Educação Escolar Quilombola e, por fim, identificar as confluências e aproximações entre o pensamento freiriano e esta modalidade de ensino. Com uma abordagem qualitativa e exploratória, a pesquisa foi conduzida por meio de levantamento bibliográfico e documental, utilizando a análise documental tanto para guiar as análises quanto para interpretar os dados. Conforme Freire propõe, é necessário romper com o modelo de educação bancária em favor de uma educação dialógica e libertadora, onde o diálogo se torna caminho para a transformação social e o respeito aos saberes populares e culturais dos diversos grupos sociais. Dessa forma, a Educação Escolar Quilombola pode ser vista como um dos possíveis caminhos para a concretização dos ideais freirianos na luta pela emancipação da sociedade.

Palavras-chave: Educação Escolar Quilombola. Colonialidade. Educação Libertadora. Confluências teórico-filosóficas. Emancipação.


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Referências


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