ESTRATÉGIA DE GERENCIAMENTO DE EQUIPES EM PROJETOS DE ENGENHARIA CIVIL
Resumo
A gestão de obras na construção civil é essencial para garantir o sucesso do projeto desde o seu início até a conclusão. Nesse contexto, a organização eficiente dos processos torna- se indispensável, motivando o desenvolvimento de uma planilha automatizada de acompanhamento, com foco na avaliação de desempenho dos colaboradores. O objetivo é oferecer aos gestores uma ferramenta que possibilite avaliar a evolução individual dos trabalhadores com base em sua produtividade, contribuindo para uma administração mais eficiente. Estruturada no Google Sheets, a planilha permite o monitoramento sistemático de critérios como pontualidade, produtividade, qualidade do trabalho, trabalho em equipe, feedback do gestor e registro de advertências. Além disso, possibilita a geração automática de gráficos, otimizando o tempo do gestor e facilitando a tomada de decisões. O estudo evidência que o uso de ferramentas digitais pode contribuir significativamente para a eficiência da gestão de pessoas no canteiro de obras.
Palavras-chave: Engenharia Civil. Produtividade. Automatização. Gestão de Equipes.
Texto completo:
PDFReferências
ALMEIDA, Nerilton; SANTOS, Raoni. A importância da inteligência emocional na liderança: perspectivas teóricas e práticas. Revista Tópicos, v. 2, n. 13, 2024. ISSN: 2965-6672.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR ISO 21500: Diretrizes para gerenciamento de projetos. Rio de Janeiro, 2021.
CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento organizacional. 10. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.
COSTA, Jorge Moreira da; HORTA, Isabel Maria; GUIMARÃES, Nuno. Projeto IDP – icBench – Indicadores de desempenho e produtividade para a indústria da construção portuguesa. Lisboa: LNEC, 2006.
DALVA, A. C. Gerenciamento de obras: planejamento e controle. Semana Acadêmica, 2018. Disponível em:
https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/dalva.pdf. Acesso em: 23 abr. 2025.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281