ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO MENSTRUAL NAS ACADÊMICAS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
Resumo
A educação menstrual é de extrema relevância para vida saudável de uma mulher, sendo que a maioria não recebe tais ensinamentos em casa, ou nos ambientes de ensino e acabam por vivenciar o início e o processo de forma nada agradável. O estudo possui como objetivo em abordar a importância que a educação menstrual tem e a sua influência no empoderamento das mulheres. É uma pesquisa de campo de caráter qualiquantitavivo e exploratório-descritivo, realizada com as acadêmicas do Instituto Educacional Santa Catarina-Faculdade Guaraí (IESC/FAG). A amostra da pesquisa foi composta por n= 169 acadêmicas da instituição de ensino superior particular, das quais n= 104 relataram ter vergonha em falar que estar menstruada, e n= 69 responderam que nunca receberam nenhuma orientação sobre o processo, evidenciando assim a falta de informação fornecida a estas mulheres perante o início de seu período menstrual. Apesar de ser uma problemática que acompanha a sociedade desde a antiguidade, vemos que a desinformação sobre a menstruarão ainda está bem presente no século atual e que é necessária a elaboração de políticas públicas que ajudem a mitigar tal conjuntura.
Palavras-chave: Ciclo menstrual. Saúde da Mulher. Sexualidade.
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PDFReferências
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