O IMPACTO DO BULLYING NO DESEMPENHO E BEM-ESTAR DOS ALUNOS
Resumo
O presente artigo investiga o impacto do bullying no desempenho acadêmico e no bemestar dos alunos, por meio de uma revisão bibliográfica e netnográfica de caráter descritivo, sistemático e qualitativo. O bullying, definido por ações repetitivas de intimidação e agressão, afeta significativamente o ambiente escolar e a saúde mental dos estudantes, levando a problemas como ansiedade, depressão, baixa autoestima e queda no rendimento escolar. A pesquisa destaca uma relação direta entre o bullying e a evasão escolar, além de apontar os efeitos negativos no engajamento acadêmico e no bem-estar físico e emocional dos alunos. O estudo também explora a expansão do bullying para o ambiente digital, conhecido como cyberbullying, caracterizado por agressões online que são contínuas e anônimas, intensificando o impacto psicológico nas vítimas. A análise evidencia a necessidade de intervenções que envolvam toda a comunidade escolar, através de estratégias preventivas e de suporte, para mitigar os efeitos adversos do bullying. Políticas educacionais que promovam um ambiente seguro e inclusivo, e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como empatia e resolução de conflitos, são destacadas como essenciais para reduzir a incidência de bullying. Foi possível observar que, o enfrentamento eficaz do bullying requer um compromisso integrado de toda a comunidade escolar, com a implementação de políticas educacionais robustas e a criação de grupos de apoio para as vítimas. Essas ações são fundamentais para transformar as escolas em espaços inclusivos, seguros e propícios ao desenvolvimento integral dos alunos, livres de violência e intimidação.
Palavras-chave: Bullying escolar. Desempenho acadêmico. Bem-estar dos alunos. Cyberbullying. Estratégias de intervenção.
Texto completo:
PDFReferências
ALMEIDA, P. R.; NUNES, F. S. Cyberbullying e suas implicações no contexto escolar. Revista Brasileira de Educação, Brasília, v. 24, e240025, 2019.
ALVES, L. C.; LIMA, S. S. Grupos de apoio para vítimas de bullying: estratégias para a recuperação do bem-estar emocional. Psicologia e Educação, Belo Horizonte, v. 21, n. 1, p. 123-132, 2015.
BARROS, L. A.; SILVA, M. A.; PEREIRA, B. A. Cyberbullying: uma revisão sistemática sobre o uso de tecnologias de informação e comunicação para a violência. Psicologia em Pesquisa, Juiz de Fora, v. 10, n. 2, p. 68-75, 2016.
CARVALHO, P. S.; ROCHA, M. C. O impacto do bullying no desempenho escolar: uma análise crítica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 2, p. 483-498, 2017.
ECCHELI, S. D. A motivação como prevenção da indisciplina. Educar em revista, p. 199-213, 2008.
FANTE, C. Bullying escolar: perguntas e respostas. Campinas: Verus, 2005.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281