O ENSINO DE ARTE AFRICANA: UMA EXPERIÊNCIA DO FAZER ARTÍSTICO POR MEIO DO PROGRAMA DE ENSINO MÉDIO INOVADOR (PROEMI)
Resumo
O presente texto tem como objetivo apresenta uma proposta de redesenho curricular promovido pelo Programa de Ensino Médio Inovador (ProEMI), em uma unidade escolar da periferia da cidade de Araguaína –Tocantins em 2018. O ProEMI, é um programa que visa trazer subsídios para melhorar a organização curricular das escolas; contribuir com a qualidade da educação e consequentemente, para o enfrentamento do abandono e da reprovação escolar no Ensino Médio. Fundamentamos nosso projeto com a metodologia triangular de Ana Mae Barbosa (1994,1995,2002). Como procedimento metodológico realizou-se uma apreciação do documento norteador do ProEMI e em sua proposta de inserir um projeto para redesenho curricular, optamos por trabalha com a arte africana promovendo o cumprimento ao dispositivo da Lei 10.639/2003, com um olhar para a expressividade criativa dos alunos participantes do projeto. Como resultados, obtivemos oficinas de pinturas em telas e de um espaço reservado no muro pelo lado interno da escola, onde o aluno podia fazer sua pintura e assinar seu trabalho, despertando assim suas habilidades, após a apreciação da história da arte africana e da cultura africana, fizemos a exposição de telas e pintura do muro, como culminância fizemos um café literário para apresentar o material.
Palavras-chave: Arte Africana. Ensino Médio. ProEMI.
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PDFReferências
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