A UTILIZAÇÃO DE AUDIOLIVROS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Igor Lourenço dos SANTOS, Leandra Cristina Cavina Piovesan SOARES, Cláudia Aparecida Terra SILVA

Resumo


Nos últimos anos, o Brasil tem avançado significativamente em relação à acessibilidade e inclusão no ensino superior, impulsionado por medidas legislativas, como a Lei de Cotas. No entanto, apesar da evolução recente, ainda existem desafios a serem superados na busca da inclusão plena dos alunos com deficiência em instituições de ensino superior. Este trabalho investigará a utilização de audiolivro como uma tecnologia assistiva auxilia no processo de aprendizagem de alunos com deficiência no ensino superior, com foco acadêmico na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Esta pesquisa estudará os métodos e técnicas de aprendizado utilizados por estudantes, leitores e professores, buscando compreender como os audiolivros podem facilitar a inclusão e melhorar o desempenho acadêmico das pessoas com deficiência. A metodologia inclui a definição de hipóteses e a descrição dos experimentos, que contam com entrevistas e disponibilização de audiolivros. Os resultados são análises sobre dados e conceitos de estudos que abordam benefícios dos audiolivros para a inclusão educacional, além do formulário de pesquisa que distribuído para entrevista entre os alunos da Unitins, a fim de contribuir para a literatura sobre acessibilidade e promover práticas educacionais mais inclusivas.

Palavras-chave: Audiolivros. Tecnologias Assistivas. Ensino Superior. Acessibilidade.


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Referências


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