EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIREITO À DIVERSIDADE: ESTUDO DE CASO SOBRE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E FORMAÇÃO DOCENTE EM PALMAS TOCANTINS

Aline Kelly Lopes da Silva

Resumo


Este ensaio, parte integrante de uma pesquisa em andamento, está inserido no campo de
confluência: diversidade, desigualdades sociais e educação. O objetivo geral é identificar a
efetividade do Programa de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, no que tange à educação
em direitos humanos na escola, notadamente em relação à formação docente e seus reflexos na
prática pedagógica. Além desse, buscamos investigar como o tema da diversidade sociocultural
está sendo compreendido, considerando a heterogeneidade do espaço escolar da sala de aula;
identificar se a escola está cumprindo seu papel de inclusão e se as diferenças do alunado são
vistas como desigualdade e estigmatização (ou não); e quais são os fatores que favorecem a 

incidência (ou não) de tais ocorrências. Os procedimentos metodológicos se configuram como
interdisciplinar, aglutinando pesquisas qualitativa, bibliográfica, documental, exploratória
e estudo de caso etnográfico. realizamos também, uma pesquisa de campo, que também se
configura como a parte empírica, realizada de forma exploratória, mediante um roteiro básico
de entrevistas com questionários aplicados nas escolas objeto do estudo, alcançando Diretores,
Coordenadores e Professores. Quanto a estes, investigaremos sua formação, cujas informações
serão sistematizados e analisados mediante reflexões qualitativas. Com os resultados,
pretendemos contribuir com a efetivação de uma educação que considere os Direitos Humanos
como prioridade na formação de professores e professoras, de forma que possam formar seus
alunos para o exercício da alteridade.

Palavras-chave: Educação inclusiva. Educação em Direitos Humanos. Formação de Professores.
Diversidade. Alteridade.


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ISSN 2526-4281