MENTORING E EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Amina Muhamad Mota MUSTAFÁ

Resumo


O termo “mentor” nos remete ao clássico poema da Grécia Antiga, a Odisseia, de Homero. O mentor é aquele que tem por função guiar, orientar e aconselhar na realização dos objetivos pessoais, buscando o desenvolvimento interpessoal, psicossocial, educacional e profissional. Devido a maior experiência, pode  contribuir, também, para a formação de um iniciante, auxiliando-o no enfrentamento de problemas e nas escolhas frente aos diferentes desafios encontrados ao longo do caminho ao longo de seu desenvolvimento. O objetivo foi destacar a figura do mentor destacando sua importância no contexto da educação em saúde. A pesquisa é qualitativa e quantitativa e realizou--se mediante revisão de literatura. Para o levantamento dos artigos, foi concretizada uma busca nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem on-line (Medline), Scielo, Periódico CAPES e Scholar Google. Para busca dos artigos, foram utilizados os descritores na base de dados PubMED: (Health Education) AND (Mentoring) AND (Graduation) e suas combinações nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola. Os critérios de inclusão foram artigos publicados em português, inglês e espanhol; artigos na íntegra que retratem a temática referente ao tema e, também, artigos publicados e indexados nos referidos bancos de dados nos últimos dez anos. Os resultados permitem afirmar que a presença de um mentor contribui para um educação integral e humana dos estudantes da área da saúde, de modo que a proposta de ter um mentor para os acadêmicos é muito importante. Sendo assim, o mentoring acrescenta ao estudante conhecimentos que vão além de teorias e livros, orientado, aconselhando e trazendo novas perspectivas na formação de profissionais da área da saúde.


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