MAPEAMENTO, ANÁLISE DA ESTRUTURA E (DES) USO DE LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS NOS CENTROS DE ENSINO MÉDIO EM ARAGUAÍNA – TO
Resumo
O laboratório de ciências contribui para uma perspectiva multidisciplinar por permitir desenvolver vários campos, assim como verificar e ratificar conceitos e corroborar para a aprendizagem do aluno. Objetivou-se verificar a atual situação dos laboratórios nas escolas públicas de Araguaína-TO. A proposta inicial foi analisar escolas públicas que possuem laboratórios, a frequência que estes são utilizados e verificar se o uso ou desuso (se for o caso) possui relação com a formação do professor. Para isso, foi construído um questionário para cada gestor das escolas, um para professores e outro para ser entregue a um aluno de cada unidade escolar, visado expectativas e anseios de cada integrante da pesquisa. Os questionários aplicados possuíam questões abertas
e fechadas. Em análise a esse material, evidenciou-se que todos consideram as aulas práticas como sendo de muita relevância para a associação entre teoria-prática. Os professores realizam aulas em laboratório mesmo sem o auxílio de materiais básicos. Foi verificado também que a existência de laboratório por si só não garante a realização dessas aulas práticas, pois ocorrem muitos empecilhos como a carência na formação inicial do professor, a insuficiência de tempo para o preparo dessas aulas, falta de materiais e manutenção dos laboratórios, falta de apoio para aprimorar os conhecimentos tecnológicos, entre outros. Embora as aulas experimentais não sejam resultado de uma melhoria no ensino público, estas trazem soluções visíveis como a valorização da educação estudantil.
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PDFReferências
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