FORMAÇÃO REFLEXIVA E CONTINUADA DO PROFESSOR E A RESSIGNIFICAÇÃO DO TRABALHO EM SALA DE AULA
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar análise sobre a formação inicial de professores e a necessidade de uma ressignificação do trabalho na escola. A abordagem metodológica utilizada foi à qualitativa, pois, através dela pode-se encontrar áreas de consenso, além disso, se tornou
útil em situações que envolvia o desenvolvimento e aperfeiçoamento docente. Nos últimos anos vários questionamentos têm – se levantado sobre a qualidade da formação inicial e continuada do docente, por isso tem-se tornado um dos assuntos mais discutido em congressos, seminários, e nas próprias instituições superiores por todo o Brasil, demonstrando, portanto, um tema relevante. Partindo da premissa de que o ponto de partida para a realização profissional do professor é
compreender o significado da carreira em todas as suas dimensões, incluindo, o compromisso com sua formação e os reflexos que ela incidirá na vida pessoal e profissional, verifica-se que ainda existe muitas controvérsias quanto aos objetivos na formação do professor. Com a pesquisa, chegou-se à conclusão de que as responsabilidades das instituições de ensino superior que oferecem cursos de licenciatura vão além da prática de um ensino teórico de qualidade, devem articular de maneira sistêmica a relação entre teoria/prática. Verificou-se ainda outros pontos que devem ser levados em consideração para que a prática docente seja reflexiva e ressignificativa: formação inicial e continuada e conhecimento constituído.
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PDFReferências
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