ESTUDO DO GÊNERO DISCURSIVO: SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS E BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)

Luana Medeiros de MOURA

Resumo


O artigo discorre sobre a importância do ensino da língua portuguesa por meio dos gêneros discursivos, embasado em sequências didáticas e endossada nas normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como pressupostos para um dialogismo conceitual e metodológico nas práticas diárias da comunidade escolar. Nesse contexto, para um estudo mais aprofundado e significativo, faz-se necessário partir de uma diferenciação conceitual entre gênero textual e tipo textual, pois são elementos de fácil confusão e, muitas vezes, tidos como sinônimos.


Texto completo:

PDF

Referências


BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Prefácio à edição francesa Tzvetan Todorov; Introdução e tradução do russo Paulo Bezerra. 6ª ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) 2018. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acessado em 27 de julho de 2019.

MARCUSCHI, Luiz Antônio [et al] Gêneros textuais: reflexão e ensino, 4ª ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

SCHNEUWLY, Bernard. Dolz, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras,2013.

RIBEIRO, Luís Filipe. O conceito de linguagem em Bakhtin. Revista Brasil de Literatura. Disponível em http://oficina-de-filosofia.blogspot.com/2016/09/o-conceito-de-linguagem-embakhtin.html. Acesso em: 19 nov. 2019.

TARDELLI, Lília Santos Abreu. Ensino de Língua Portuguesa e Contextos Teórico-Metodológicos. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva; Machado, Anna Rachel; Bezerra, Maria Auxiliadora (Org.). Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281