LETRAMENTOS SOCIAIS: PRÁTICAS DE LETRAMENTOS DA COMUNIDADE DE VIRGILÂNDIA

Rosineide Magalhães de SOUSA, Lucinete do Carmo de Paula SAIDO

Resumo


Esse artigo tem como objetivo apresentar práticas de letramentos finalizadas na Comunidade do Assentamento Virgilândia, situado do município de Formosa Goiás, Brasil. Para isso foi utilizada a fundamentação teórica com base nos escritos de Street (2014) Kleiman (1995), Soares (2006) e Rojo (2009). A metodologia utilizada para essa pesquisa foi de perspectiva etnográfica. Espera- se com esse trabalho, contribuir para mostrar quais os letramentos são utilizados no campo visto que, o campo ainda é limitado por conhecimentos e culturas que se tornam restritos.


Texto completo:

PDF

Referências


FERNANDES Bernardo Mançano. O campo da Educação do Campo. [s/l]: [s/n], [199-]. Mimeografado.

KLEIMAN, Angela B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In _____ (org.) Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas/SP: Mercado das Letras, 1995.p. 15- 61.

ROJO. Roxane, Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

SOARES, Magda. Letramento: Um tema em três gêneros. 2ed. 11 reimpr.- Belo Horizonte: Autêntica,2006.

SOUSA. Rosineide Magalhães de. Letramentos na licenciatura em educação do campo: transitando no contexto acadêmico. 2015 UnB.

STREET, Brian. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação / Brian V. Street; tradução Marcos Bagno. - 1. ed. - São Paulo: Parábola Editorial, 2014. 240 p.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281