FERRAMENTAS DE ENDOMARKETING PARA A MELHORIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL
Resumo
O capital humano tem ganhado destaque como fator estratégico dentro das organizações, tornando-se um diferencial competitivo e para que esse diferencial se estabeleça as empresas tem investido, além da capacitação dos seus colaboradores. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as diversas ferramentas do endomarketing para que a organização consiga desenvolver estratégias competitivas junto aos seus clientes, a partir do envolvimento dos seus colaboradores e do clima organizacional proporcionando um ambiente interno agradável. Para o desenvolvimento deste trabalho foi utilizado a pesquisa bibliográfica que ampliou as percepções de como as ferramentas do endomarketing podem impactar e/ou transformar o clima de uma organização propício aos negócios. O estudo permitiu a compreensão de como o colaborador pode contribuir para com a credibilidade da marca da empresa, impactado internamente de acordo com as atitudes da organização e o convívio com seus superiores e colegas.
Texto completo:
PDFReferências
ABRACOM – Associação Brasileira das Agencia de Comunicação. A comunicação interna na era digital e colaborativa. 3º caderno de comunicação interna Abracom. Set. 2017. 32p. Disponível em:
BRUM, Analisa de Medeiros. Endomarketing de A a Z: como alinhar o pensamento das pessoas as estratégias da empresa. Editora Integrare, 2017, 256 p. Disponível em:
CERVO, Amado Luiz. Metodologia cientifica / Amado Luiz Cervo, Pedro Alcino Bervian, Roberto da Silva. – 6 ed. – São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. São Paulo: Thomson, 2004.
Curvello, João José Azevedo. Comunicação interna e cultura organizacional / João José Azevedo Curvello. – 2. ed. rev. e atual. – Brasília: Casa das Musas, 2012. 162 p. Disponível em: < https://books.google.com.br/books. Acesso em: 12-nov-2019.
FLEURY, M.T.L. Uma discussão sobre clima organizacional. As pessoas na organização. São Paulo: Editora Gente, 2002.
FLORES, Rafael Telch; DA SILVA, Soraia Alves Feitoza. A influência do clima organizacional nas empresas e nas pessoas. Revista Conbrad [ISSN 2525-6815] Qualis B5, v. 3, n. 2, p. 41-55, 2018.
GARCIA, Elisa Saatkamp. O Marketing Interno/Endomarketing como ferramenta nas organizações. 2016. Monografia (Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Relações Públicas) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 05 dez. 2016. Disponível em: . Disponível em: Acesso em: 12-nov-2019.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa / Antonio Carlos Gil. – 5 ed. – São Paulo: Atlas, 2016.
KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica / Maria de Andrade Marcone, Eva Maria Lakatos. – 5 ed. – São Paulo: Atlas, 2003.
LUZ, Ricardo. Gestão do Clima Organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.
MADRUGA, Roberto. Treinamento e desenvolvimento com foco em educação corporativa / Roberto Madruga. – 1 .ed. – São Paulo: Saraiva Educação, 2018. Disponível em:
MARCHIORI, Marlene. Faces da cultura e da comunicação organizacional. 2 ed. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora, 2008.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281