FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE EM CIÊNCIAS NATURAIS: ANÁLISE DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS COMO POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL EXITOSA NO ENSINO SUPERIOR
Resumo
A busca por uma boa formação se faz cada vez mais abrangente, os acadêmicos buscam estratégias para melhorar o currículo e tornar-se competitivos tanto para seleções de mestrados, como para o mercado de trabalho. Em vista disto, o objetivo deste estudo foi analisar e verificar a visão geral dos formandos nos cursos de Licenciatura em Biologia, Física e Química, bem como a futura atuação profissional e seus anseios pós-finalização. Trata-se de uma pesquisa qualiquantitativa, descritiva e exploratória, no qual foi utilizado um questionário online, com discentes concluintes dos cursos supracitados da Universidade Federal do Tocantins – (Campus: Araguaína). Ao todo foram analisados 16 questionários. O mesmo foi composto por 18 questões, sendo 12 objetivas, contendo múltiplas escolhas e 6 dissertativas. Grande parte dos participantes da pesquisa está distribuída entre apenas quatro (4) dos programas institucionais disponíveis na UFT. Estes são por ordem de participação: PET, PIBIC, PIBID, PADI, enquanto que apenas (3) analisados estão inseridos nos outros programas disponíveis. Após analisar os resultados, foi possível verificar que dos acadêmicos que estão vinculados a uma bolsa institucional, 93.8% declararam ter participado de eventos científicos durante sua vida acadêmica. É possível ainda constatar que a inserção de acadêmicos em programas institucionais, influencia continuamente no tempo de graduação, na melhora do currículo, da postura frente as apresentações, na leitura e escrita. É possível concluir que as ações extracurriculares durante o processo formativo são fundamentais na caracterização de profissional que está saindo das universidades, logo a manutenção dos programas, podem ser consideradas políticas públicas educacionais de extrema relevância.
Texto completo:
PDFReferências
docência e o desempenho dos alunos dos cursos de graduação em contabilidade no Brasil. IX Congresso da USP. São Paulo. Anais
USP. v.1 p.1-15, 2004.
CARLOMAGNO, M.C.; ROCHA, L.C. Como criar e classificar categorias para fazer análise de conteúdo: uma questão metodológica. Revista Eletrônica de Ciência Política, v. 7 (1),
p.173-188, 2016. Disponível em 01/09/2019.
file:///D:/Users/wagner.mariano.EBSERHNET/
Downloads/45771-183199-1-PB.pdf.
DE LANGE, P. JACKLING, P. GUT, A.M. Accounting graduates’ perceptions ofskills emphasis in undergraduate courses: an investigation from two Victorian universities. Accounting and
Finance. v.46. p.365–386, 2006. Disponível online em 25/09/2019 em https://onlinelibrary. w i l e y. c o m / d o i / e p d f / 1 0 . 1 1 1 1 / j . 1 4 6 7 - 629X.2006.00173.x.
GIRAFFA, M.; MORA, M. DA COSTA. Evasão na disciplina de algoritmo e programação: um estudo a partir dos fatores intervenientes na perspectiva do aluno. Congresos CLABES,
V.3,nov., 2016. Disponível online em 25/09/2019
em https://revistas.utp.ac.pa/index.php/clabes/article/view/888.
LAGIOIA. U. C. T et al. Uma Investigação Sobre as Expectativas Dos Estudantes E O Seu Grau De Satisfação Em Relação Ao Curso De Ciências Contábeis. Revista Contemporânea de Contabilidade. v.1 (8), Jul./Dez., p.121-138. 2007. Disponível online em 25/09/2019 em http://www.spell.org.br/documentos/ver/35359/
uma-investigacao-sobre-as-expectativas-dosestudantes-e-o-seu-grau-de-satisfacao-emrelacao-ao-curso-de-ciencias-contabeis.
LOPES, N. Supervisão pedagógica: função do professor cooperante na escola durante o estágio. Revista Prácticum, v.4 (1), Enero-Junio, 2019. Disponível online em 25/09/2019 em
https://idp.gteavirtual.org/ojs/index.php/iop/article/view/64/108.
MORAN, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. In Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações
jovens. Coleção Mídias Contemporâneas. 2015. Disponível em http://www2.eca.usp.br/moran/wpcontent/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf.
ROWLEY. J. Designing student feedback questionnaires. Quality Assurance in Education. v. 11 (3), p. 142-9. 2003. Disponível online em 25/09/2019 em https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/09684880310488454/full/p d f ? t i t l e = d e s i g n i n g - st u d e nt-fe e d b a c kquestionnaires.
SANTOS, H. F. H. Dificuldades de inserção profissional dos professores em início de carreira. Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação. Dissertação de mestrado. 126f., Lisboa, 2000.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281