JOGOS INDÍGENAS KRAHÔ 2016: UM APRENDIZADO A SER RELATADO

Francisca Martim CAVALCANTE, Mastelari Mastelari LEVORATO, Francisco Edviges ALBUQUERQUE

Resumo


Este artigo visa a apresentar um relato de experiência sobre os jogos indígenas Krahô ocorridos na aldeia Manoel Alves de Itacajá em 2016. O objetivo do evento foi contribuir para o fortalecimento da cultura dos povos indígenas Krahô. Aproximadamente 200 indígenas de 24 aldeias Krahô participaram dos jogos. Além dos Krahô de Itacajá participaram dos jogos os Krahô Kanela de Lagoa da Confusão. Foram realizadas várias modalidades esportivas distribuídas entre crianças, jovens e adultos divididas em equipes femininas e masculinas. Durante os seis dias de competição nos jogos, todos participaram, os mais velhos como orientadores tradicionais, transmitindo suas experiências, e os jovens, os quais, além de aprender, se destacaram no atletismo. Neste momento foi possível observar como o evento contribuiu com os objetivos da Educação Escolar Indígena, que é preservar os costumes e tradições, bem como reafirmar sua identidade enquanto povo, utilizando de estratégia participativa-cooperativista e recursos didáticos. Assim, temos como objetivo partilhar as experiências vivenciadas enquanto não-indígenas estando em uma aldeia para assistir aos jogos. Para tanto utilizamos como metodologia a descrição da experiência a partir de um diário de campo, produzido com base em nossas observações, do qual resultou este trabalho, revelando como a experiência contribuiu para conhecer mais sobre a cultura do povo Krahô.

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