A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTOJUVENIL NAS SERIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Jessica Pereira SANTOS, Denyse Mota SILVA

Resumo


Este trabalho resultou de um estudo sobre a importância do letramento literário através do uso da literatura infanto-juvenil nas ultimas séries do ensino fundamental II. Objetivouse com esse artigo, refletir as práticas de leitura no contexto da língua portuguesa, através da proposta “Sacola Viajante” durante as oficinas de letramento realizadas com os alunos do sexto ano do Colégio Estadual Aldinar Gonçalves de Carvalho em Araguatins-TO. Partimos dos seguintes questionamentos: Qual a importância de estimular a leitura, através da literatura infanto-juvenil no ensino fundamental? É importante o letramento literário ser trabalhado nas series iniciais? Qual o papel da escola nesse processo? Com as perguntas em questão serão relacionadas algumas teorias para servir de embasamento na construção do projeto. A pesquisa a ser desenvolvida, será de forma bibliográfica com analises de dados de natureza qualitativa e será utilizado o método de pesquisa qualitativa descritiva (ALMEIDA et all, 2017; MIRANDA E SILVA, 2019). As bases teóricas ancoram-se em (COSSON, 2006; ZILBERMAN, 2003; BAMBERGER, 2008), dentre outros, além de fazer um levantamento sobre o que estabelecem os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Os resultados permitem apreender o ensino da literatura infanto-juvenil, evidenciando que as práticas pedagógicas são de fundamental importância para se conseguir resultados eficazes que vão muito além do que temos numa aula tradicional, quando o professor é o detentor do saber, e que pequenas atitudes como o uso da sacola viajante, por exemplo, é um grande passo para transformar o aluno em um bom leitor.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Severina Alves; ALBUQUERQUE, Francisco Edviges; SOUSA, Rosineide Magalhães; SILVA, Angela Maria; FERREIRA,

Renato Reis. A PESQUISA ETNOGRÁFICA NO CONTEXTO INDÍGENA APINAJÉ. JNT - Facit Business and Technology Journal. v. 1, n. 2. 2017. Pp. 156-176. ISSN 2526-4281 Disponível: https://jnt.faculdadefacit.edu. br. Acesso em: 06-nov-2019.

AMBERGER, Richard. Como incentivar o habito de leitura – 1° ed. publicada por Editora Cultrix Ltda, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa – 3º e 4º ciclos. Brasília: 1998.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e pratica; 2° ed., 5° reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2014.

COSTA, Marta Morais da. Metodologia do ensino da literatura infantil- Curitiba: Ibpex,2007.

MIRANDA, Denize Lima; SILVA, Denyse Mota da. Práticas de Letramento Literário: o Leitor e a Obra Literária na Construção do Saber. In: JNT - Facit Business and Techonology Journal. v. 1, n. 10, 2019. ISSN 2526-4281. Disponível em: https://jnt.faculdadefacit. edu.br. Acesso em: 05-dez-2019.

SANTOS, Ana Cecilia Nascimento e. Letramento literário: uma proposta de ensino através de crônicas. Disponível em:

Acesso em 18 de setembro de 2019.

SILVA, Aline Luiza da. Trajetória da literatura infantil: da origem histórica e do conceito mercadológico ao caráter pedagógico na

atualidade. Regrad- revista eletrônica de graduação do UNIVEM. v.2- n.2- jul/dez2009.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros -3º ed.- Belo Horizonte: Autentica editora, 2009.

SOUSA. Albetania Pessoa de. Práticas pedagógicas em literatura para a formação do aluno leitor. Humanidades e Inovação, Palmas, ano 2, n. 1, jan./jul. 2015.

TARGINO, Maria das Graças; SILVA, Evana Mairy Pereira de Araujo; SANTOS, Maria Fátima Paula dos. Alfabetização e Letramento: múltiplas perspectivas – Teresina: EDUFPI, 2017.

VIEIRA, Hillska de Figueredo Sousa Carneiro. Letramento literário – um caminho possível. Revista Arredia, Dourados, MS, Editora UFGD, v.4, n.7: 117-126, jul./dez. 2015.Disponível em: < http://ojs. fgd.edu.br/index.php/arredia/article/viewFile/4307/2508> Acesso em 18 de setembro de 2019.

ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. 11. ed. ver., atual. e ampl. - São Paulo: Global, 2003.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281