PRÁTICAS DE LETRAMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO E DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Vângela do Carmo Oliveira VASCONCELOS

Resumo


O presente artigo propõe uma reflexão acerca da importância da educação linguística na Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC) e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Aborda a dificuldade de leitura e escrita desses estudantes, discorrendo acerca das práticas de letramento (STREET, 1984, 2014; ROJO, 2009) necessárias ao bom desempenho escolar e acadêmico desses estudantes, com vistas a uma prática pedagógica diferenciada, que valoriza os saberes dos povos camponeses e de jovens e adultos. Descreve uma intervenção pedagógica, o protocolo de leitura, desenvolvida na LEdoC com base na Sociolinguística (HYMES, 1972, 1986; BORTONI-RICARDO, 2006; SOUSA & MACHADO, 2012.) que pode também ser adaptada ao contexto da EJA. Conclui que o protocolo de leitura favorece a competência comunicativa dos estudantes à medida que o grau de monitoração e a consciência linguística avançam no decorrer de ações pedagógicas que levam em consideração as especificidades da LEdoC e da EJA.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, S. A. de. Etnossociolinguística e letramentos: contribuições para um currículo bilíngue e intercultural indígena

apinajé. 2015. 358 f. Tese (Doutorado em Linguística) -Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF. Senado Federal, 1988.

______. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Fundamental. Língua Portuguesa, 2001.

BORTONE, M. E. Letramento e competências: construindo novos paradigmas na escola. ENTRELETRAS, Araguaína/TO, v. 3, n. 2, p.

-203, ago./dez. 2012 (ISSN 2179-3948 – online).

BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em Língua Materna. São Paulo: Parábola, 2004.

______. Métodos de alfabetização e consciência fonológica: o tratamento de regras de variação e mudança. Scripta, 10(18), 201-220. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/

scripta/article/view/12602. Acesso em: 20 de jun. 2019.

Bruner, J. S. The process of education. Cambridge: Harvard University Press, 1960.

HYMES, D. On Communicative Competence. In PRIDE, J. B. e HOLMES, J. Sociolinguistics. England: Penguin Books, 1972. 381 p.

p.269-293.

______. Discourse: Scope without depth. International Journal of the Sociology of Language 57. 49–89, 1986.

KLEIMAN, A. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. São Paulo: Mercado das Letras,

MACHADO, L.C.T. Da educação rural à educação do campo: conceituação e problematização. In: http://educere.bruc.

com.br/arquivo/pdf2017/25113_12116. pdf. Acesso em: 25 dez. 2019.

MACHADO, M. A educação de jovens e adultos após 20 anos da lei nº 9394/96. Revista Retratos da Escola. Brasília. V.8. n. 5, dez, 2014. In: http://retratosdaescola. emnuvens.com.br/rde/article/view/687. Acesso em: 25 dez. 2019

.

MELLO, H. A. B. Educação bilíngue: uma breve discussão. Horizontes de Linguística Aplicada, v. 9, n.1, p. 118-140. 2010.

Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/243247/9.pdf. Acesso em: 02-dez-2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281