A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES ACERCA DO CONTEXTO DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO: UM ESTUDO DE CASO

Janderson Henrique Mota de SOUSA, Jade Diane Fernandes Targino FILGUEIRA, Darllan da Costa RIBEIRO, Alessandra Dias Diniz do NASCIMENTO

Resumo


O presente artigo tem por tema a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) e sua importância, nesse contexto se propõe a analisar e problematizar as relações de trabalho a partir da percepção dos docentes de uma instituição pública de ensino no norte do Tocantins, abordando as oito dimensões de Walton (1973). A pesquisa aqui realizada classifica-se como um estudo de caso feito por meio de um questionário estruturado aplicado através de um formulário on-line em uma instituição pública de ensino no norte do Tocantins direcionada aos docentes com o objetivo de analisar e entender a percepção que esses profissionais têm sobre a QVT no ambiente em que atuam. A partir dos dados coletados foi possível observar que a instituição analisada fornece boas condições de trabalho aos seus funcionários o que se reflete em um alto índice de satisfação. Ainda assim, alguns pontos sensíveis foram identificados que, apesar de não chegar a indicar níveis de elevada insatisfação, poderiam usar de melhorias para elevar ainda mais a qualidade de vida dos funcionários.

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