ABORDAGEM SOBRE SÍFILIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ARAGUAÍNA – TOCANTINS: CONCEPÇÃO DE ALUNOS

André de Oliveira MOURA BRASIL, Domenica Palomaris Mariano de SOUSA

Resumo


A sífilis é uma doença infecciosa sistêmica de evolução crônica causada pelo
Treponema pallidum, uma espiroqueta de transmissão sexual e vertical que pode produzir, respectivamente, as formas adquirida e congênita da doença. Atualmente, a sífilis permanece como grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, mesmo considerando-se a existência de testes diagnósticos sensíveis e tratamento eficaz e de baixo custo, com desfecho exitoso na maioria dos casos. Atualmente a alta frequência da doença observada na faixa etária de 20 a 29 anos é preocupante, especialmente em mulheres que quando contaminadas podem transmitir a Sífilis Congênita (SC) e desencadear seus consequentes agravos aos neonatos. Nesse sentido foi objetivo do presente estudo analisar como ocorre a abordagem sobre a sífilis na Educação de Jovens e Adultos do 6º ao 9º Ano do Ensino fundamental em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Araguaína – Tocantins. Os dados obtidos evidenciaram que há dificuldades em se debater as DSTs em sala de aula. Entre os maiores problemas enfrentada está a recusa dos professores em abordar o tema devido ao constrangimento ou pela falta de maturidade dos alunos. As professoras são as que se sentem mais desconfortáveis em abordar o assunto. Embora os alunos não tenham demonstrado conhecimento em discernir a sífilis de outras DSTs, esses entendem que o ensino sobre o tema nas escolas auxilia na prevenção das doenças. Esse estudo permitiu verificar que as DSTs/Sífilis, ainda são temas restritos no ambiente escolar, devido à falta de preparo de alunos e professores em abordarem a sexualidade e suas vertentes devido as suas inseguranças, crenças e valores associados ao sexo e a natureza humana.


Texto completo:

PDF

Referências


Fabiana; SANTOS, Walter Antônio dos. Avaliação do conhecimento sobre o tema transversal “Educação Sexual” DOI: http://dx. doi.

org/10.15601/2237-0587/fd. V 8n1p26-43. Formação@ Docente, v. 8, n. 1, p.26 a 43, 2016.

BERNARDES FILHO, Fred. et al. Sífilis em apresentação com fases

sobrepostas: como conduzir. DST j. bras. doenças sex. transm, v. 24, n.2, 2012.

BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Gestação de alto risco: manual técnico. 5. ed. Brasília, 2012.

BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n°9.394-96, Decreto de n°6.286, de 05 de dezembro de 2007. Programa de Saúde na Escola - PSE. Brasília: Congresso Nacional, 2007.

BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Boletim Epidemiológico – Sífilis. Brasília, 2012.

BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Diretrizes para o Controle da Sífilis Congênita – Manual de Bolso. Brasília, 2006.

BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Programa Nacional de DST e Aids. Protocolo para a prevenção de transmissão vertical de HIV e sífilis – Manual de Bolso. Brasília, 2007.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 126 p.1997.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alsino; SILVA, Roberto da. Metodologia Científica. 6 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

SILVA, Ana Carolina Zschornak da; BONAFÉ, Simone Martins. SÍFILIS:

UMA ABORDAGEM GERAL. Anais Eletrônico VIII EPCC – Encontro

Internacional de Produção Científica Cesumarr UNICESUMAR – centro Universitário Cesumar Editora CESUMAR Maringá – Paraná – Brasil,

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed. são Paulo: Atlas, 2010.

GUANABARA, Marilene Alves Oliveira. et al. Acolhimento e aconselhamento como tecnologias leves em saúde na prevenção da sífilis congênita em Fortaleza-Ceará. 11º Congresso Internacional da Rede Unida. 2014.

HARVEY, Richard A.; CHAMPE, Pamela C; FISHER, Bruce D. Espiroquetas. In:______. Microbiologia Ilustrada. Tradução Augusto Schrank, Marilene H. Vainstein. 2. ed. Porto Alegre: Artmed,

cap. 15, p. 161-169.

LAKATOS, Eva Maria; Marconi, Marina de Andrade. Fundamentos de

Metodologia Científica. 7 ed. 2. São Paulo: Atlas, 2010.

LEITE, Ive Athiery et al. Assistência de enfermagem na sífilis na gravidez: uma revisão integrativa. Caderno de Graduação-Ciências Biológicas e da Saúde-UNIT- ALAGOAS, v. 3, n. 3, p. 165, 2017.

MARTINS, Camila Freitas. et al. Sífilis congênita numa maternidade

pública: ênfase na caracterização e opinião das puérperas. 11º Congresso Internacional da Rede Unida, 2014.

TIBA, Içami. Adolescência: O despertar do sexo. Um guia para entender o desenvolvimento nas novas gerações. São Paulo: Gente, 1994.

TORTORA, Gerard J.; CASE, Christine L.; FUNKE, Berdell R. Doenças

Microbianas dos Sistemas Urinário e Reprodutor. In:______. Microbiologia. 12. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016. cap. 26, p. 741-756.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281