LUDWIK FLECK E O ESTILO DE PENSAMENTO NA PERCEPÇÃO DA TECNOLOGIA POR PROFESSORES DE UMA ESCOLA DO CAMPO EM WANDERLÂNDIA TO

Patrícia Carneiro da SILVA, Claudia Dias de LIMA, Claudia Dias de LIMA, Alessandro Tomaz BARBOSA, Alessandro Tomaz BARBOSA

Resumo


Objetivou-se analisar o estilo de pensamento na caracterização do termo tecnologia por professores de uma escola do campo, em Wanderlândia, TO. Foi apresentado aos professores uma pergunta geradora em forma de questionário sobre a concepção dos docentes em relação à tecnologia. Como instrumento de análise de dados foi utilizada uma adaptação da análise de conteúdo de Bardin (2006) com criação de categorias estabelecidas
por afinidade de assuntos presentes nas respostas dos participantes da pesquisa. Em seguida os dados foram tratados através de estatística descritiva. Os resultados evidenciaram que 40% dos participantes caracterizam tecnologia como um instrumento de obtenção do conhecimento, 30% afirmam ser um meio de facilitar a comunicação enquanto outros 30% julgam ser necessária, porém, de difícil manuseio. A partir dos resultados obtidos foi possível observar que em um mesmo coletivo de pensamento é possível existir diferentes variações do estilo de pensamento sobre um determinado tema.


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