REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE GRAMÁTICA CONTEXTUALIZADA

Dhalilla Ruamma Barros da Silva DIAS, Denyse Mota SILVA

Resumo


O ensino de gramática nas aulas de Língua Portuguesa (LP) tem sido realizado através de frases isoladas ou, algumas vezes, ocorre por meio de textos, mas estes são utilizados apenas como pretexto, o que não ocasiona nenhuma mudança significativa. Diante dessa realidade, o presente artigo visa fazer uma breve discussão acerca do ensino de gramática, objetivando realizar uma reflexão na busca de (re)construir a contextualização na Língua portuguesa, apontando uma abordagem na qual o ensino da gramatica é efetivada através de textos e, consequentemente, considerando a relevância do contexto. Tal discussão é norteada pelo seguinte questionamento: “qual a importância de se inserir no ensino de gramática uma abordagem reflexiva e contextualizada e como essa abordagem contribuirá na formação acadêmica e linguística do indivíduo?”. Para tanto, a metodologia a ser adotada será a revisão bibliográfica de natureza qualitativa, pois será feita a coleta de informações que servirão de base para a investigação do tema escolhido sem que haja quantificação de dados, mas tencionando aquisição de mais conhecimentos mediante o problema citado na busca de apontar uma possível solução. O trabalho está fundamentado nos documentos legais da educação – Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (1998) – e nos estudos de Antunes (2007, 2009 e 2014), Travaglia (2009 e 2017) e Possenti (1996).

Texto completo:

PDF

Referências


ANTUNES, Irandé. Gramática Contextualizada: limpando o “pó das ideias simples”. – 1ª ed. – São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

______ Língua, Texto e Ensino: outra escola possível. – 1ª ed. – São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

______ Muito Além da Gramática: por ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.

BAGNO, Marcos. Preconceito Linguístico: o que é, como se faz. – 49ª ed. – Editora Loyola. São Paulo. 2007.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa – 3º e 4º ciclos. Brasília: 1998.

LEITE, Lígia Chiappini de Moraes. Gramática e Literatura: desencontros e esperanças. In João Wanderley Geraldi. O Texto na Sala de Aula – Coleção Na Sala de Aula – São Paulo: Editora

Ática. 2002.

POSSENTI, Sírio. Porque (Não) Ensinar Gramática na Escola. Campinas, SP: Mercado de Letras. Associação de Leitura no Brasil. 1996. Coleção Leituras no Brasil.

PESSOA, Pedro Márcio Medina. O Ensino da Gramática Contextualizado. Web Revista Discursividade. 17º ed. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. 2015. P. 10.

http://www.cepad.net.br/discursividade/EDICOES/17/Arquivos/pessoa.pdf > acesso em: 15 de setembro de 2019.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e Interação: Uma Proposta para o Ensino de Gramática – 14ª Ed. – São Paulo: Cortez, 2009.

______ Gramática: Ensino Plural. [Livro Eletrônico]. São Paulo: Cortez, 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281