A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DE FERRAMENTAS DE GESTÃO PARA O SUCESSO DO EMPREENDEDORISMO EM ÉPOCAS DE CRISE

Débora Rosane Lima SILVA, Giane Lourdes Alves de Souza FIGUEIREDO

Resumo


As ferramentas de gestão são importantes para o desenvolvimento de qualquer empreendimento que almeja ser de sucesso, por isso é importante que se conheça cada uma delas e se faça uso desses instrumentos para atingir os objetivos propostos na elaboração do negócio. Conhecer as ferramentas de gestão é uma das mais importantes etapas para o desenvolvimento de atividades que possam atender satisfatoriamente aos clientes, que são contemplados com ações de comercialização de produtos ou prestação de serviços, sejam eles de quais naturezas forem. Os empreendedores que não conhecem as ferramentas de gestão adequadas para o desenvolvimento do seu negócio e apresentação dos seus produtos, podem operar em um ambiente que não possibilita presumir os riscos, mensurar os avanços e com isso vislumbrar resultados que se desejem alcançar. A ausência desse conhecimento no campo empresarial é uma das maiores necessidades que precisa ser sanada para que o sucesso de todas as áreas dos empreendimentos seja de fato perceptível, ou seja, sem esse planejamento as empresas não conseguem alcançar seus objetivos no mercado empresarial. A presente pesquisa teve como objetivo mostrar a implementação de novas ferramentas de gestão nos empreendimentos e como são importantes para o desenvolvimento de práticas de sucesso nas empresas, profissionais liberais e empreendedores. Como metodologia foi utilizada a pesquisa bibliográfica, e estruturado um cronograma de atividades partindo da pesquisa bibliográfica e elaboração de um questionário com foco na análise dos métodos acerca das principais ferramentas de gestão, para que se possa ter um registro da situação e com isso realizar com clareza e precisão um relatório qualificado sobre o objeto da pesquisa.

Texto completo:

PDF

Referências


BELLIA, RACL. Material Didático: Falando Sobre Pesquisa. Programa De Desenvolvimento Educacional–PDE-Universidade Estadual De Londrina. Londrina, 2008.

Disponível em: , acessado em 03 de dezembro de 2020.

BRANSKI, Regina Meyer; FRANCO, Raul Arellano Caldeira; LIMA JUNIOR, Orlando Fontes. Metodologia de estudo de casos aplicada à logística. In: XXIV ANPET Congresso de Pesquisa e Ensino em Transporte. 2010. p. 2023-10. Disponível em:

%20METODOLOGIA%20DE%20ESTUDO%20DE%20CASO%20-

%20COM%20AUTORIA%20-%20VF%2023-10.pdf>, acessado em 03 de dezembro de 2020.

BRUM, Tarcísio Costa. Oportunidades da Aplicação de Ferramentas de Gestão na Avaliação de Políticas Públicas. Juiz de Fora/MG Universidade Federal de Juiz de Fora. 2013.

CAVALCANTI, S. B. Diagnóstico Organizacional em uma microempresa do setor de bares e restaurantes de João Pessoa/PB. João Pessoa/PB. Universidade Federal da

Paraíba (UFPB). 2009. Disponível em: , acessado em 03 de dezembro de 2020.

CHIAVENATO, Idalberto; SAPIRO, Arão. Planejamento Estratégico: fundamentos e aplicações. 1. ed. 13° tiragem. Rio de Janeiro: Elsevier, 1987.

FARIA, Rubens Tavares de. A gestão estratégica com o uso do Balanced Scorecard como diferencial competitivo no setor supermercadista. Juiz de Fora: UFJF, 2007. Disponível em: , acessado em 03 de dezembro de 2020.

HEUBER G. F. Lima, Análise e Levantamento de Requisitos. Disponível em acessado em 01 de dezembro de 2020.

ISHIKAWA, Kaoru.Controle de qualidade total: à maneira japonesa. Rio de Janeiro: Campos, 1993.

KUME, Hitoshi. Métodos Estatísticos para Melhoria da Qualidade. 11. ed. São Paulo: Gente, 1993.

MACHADO, Simone Silva. Gestão da qualidade. Goiás, Instituto Federal de ciência e tecnologia Campus Inhumas, 2012.

, acessado em 03 de dezembro de 2020.

MAGRI, Juliana Maria. Aplicação do Método QFD no Setor de Serviços. Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora/MG 2009.

MANZATO, Antonio José; SANTOS, Adriana Barbosa. A elaboração de questionários na pesquisa quantitativa. Departamento de Ciência de Computação e Estatística–Universidade de Santa Catarina. Santa Catarina, 2012. Disponível em:

, acessado em 03 de dezembro de 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281