METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO APRENDIZAGEM NA ÁREA DA SAÚDE: REVISÃO DE LITERATURA

Carlos Eduardo Guerra Cunha SOUSA

Resumo


A educação realiza-se ao decorrer da vida de um individuo, construindo um modo de educação infindável. Para se obter uma formação com excelência deve-se aprender a ser, aprender a conhecer, aprender a fazer e aprender a conviver. Sendo assim, expandem-se as metodologias ativas de ensino. Estas por sua vez, desempenham nos educandos atividades que carecem de análise de idéias e construção da habilidade de usá-las. A presente pesquisa tem como objetivo verificar as evoluções no processo de ensino-aprendizagem, evidenciar os indispensáveis conceitos, ferramentas e métodos das intituladas metodologias ativas e salientar sua aplicabilidade na construção de profissionais da saúde, pretendendo a instrução de educadores. Na contemporaneidade, existem inúmeros métodos de ensino aprendizagem que são aptos de propiciar uma aprendizagem eficaz. Consequentemente, quaisquer normas de aprendizagem ativa ou/e participativa, centralizada nos alunados, consistindo de metodologias de ensino construtivistas, realizam a esse objetivo. A Aprendizagem Baseada em Problemas - PBL (ProblemBased Learning) e Aprendizagem Baseada em Equipe - TBL (Team Based Learning), são alguns exemplos de metodologias ativas. Ainda que as dificuldades vistas na realidade educacional brasileira, a aprendizagem ativa permite o crescimento profissional e pessoal dos indivíduos, quando praticado com excelência. Profissionais da saúde intelectualizado nesse método serão mais independentes e questionadores. O método utilizado neste estudo foi uma revisão bibliográfica através de busca online na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Scielo (Scientific Eletronic Library Online), Google Acadêmico, e PubMed.

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