OS DIREITOS INDÍGENAS NA PERSPECTIVA DA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA: UM ESTUDO DA SITUAÇÃO DOS APINAYÉ

Claudio Soares LIBERAL, Severina Alves de ALMEIDA

Resumo


Os Indígenas brasileiros têm seus direitos preservados e vivem sob a orientação de uma legislação nacional e também internacional. Isso pode ser constatado ao longo deste trabalho, que teve como objetivo descrever, discutir e analisar os Direitos Indígenas tendo como base a Constituição Federal do Brasil (1988). Estes direitos abrangem aspectos territoriais, culturais, educacionais e linguísticos. Ademais, a temática indígena atualmente encontra-se no centro das discussões em diversos setores da sociedade brasileira. Isso porque existe uma eminente pressão internacional, inclusive com sucessivas convenções e tratados que buscam sensibilizar a opinião pública para a situação dos povos indígenas dos continentes americanos e seus países, incluindo o Brasil. Questões ligadas à diversidade cultural, identidade étnica e educação intercultural encontram-se no centro dos debates políticos, sociais e acadêmicos e têm chamado atenção da sociedade abrangente para que se estabeleçam redes de diálogo em torno de uma coesão sociocultural e étnica. Os procedimentos metodológicos foram pesquisas bibliográfica e documental (MELO, OLIVEIRA E ALMEIDA, 2020; MIRANDA E SILVA, 2019). Concluímos que no Brasil atualmente discute-se muito sobre a necessidade de inclusão de indígenas, afrodescendentes, portadores de necessidades especiais, etc., na sociedade em geral, nesse sentido, existe uma série de documentos oficiais para o cumprimento de tais prerrogativas, porém, é preciso que se estude como isso se efetiva na prática, para que se possa intervir de forma adequada. Só assim será possível uma sociedade mais justa e mais solidária, a partir da convivência em meio à diversidade, visando à consecução de uma nação brasileira onde todos sejam cidadãos, com direito de usufruir as conquistas sociais que é um bem universal e, portanto, direito de todos, incluindo as terras onde habitam os indígenas brasileiros.

Texto completo:

PDF

Referências


ALBUQUERQUE, Francisco Edviges. Contato dos Apinayé de Riachinho e Bonito Com o Português: Aspectos Da Situação Sociolinguística. Dissertação de Mestrado. UFG - Universidade Federal de Goiás. Goiània: 1999.

_____. Contribuição da Fonologia ao Processo de Educação Indígena Apinayé. Tese de Doutorado. UFF – Universidade Federal Fluminense. Niterói: 2007.

______. Entrevista com cedida à Rádio Araguaina. (2011). Fonte:

http://araguainanoticias.com.br/entrevista-com-o-prof-dr-edviges-albuquerque.html. Acesso 21- mai- 2011.

______. A Dialética da Globalização e os Povos Indígenas Apinayé em Tocantinópolis: A unidade na Diversidade como Proposta de Cidadania. Anais da Conferência Internacional Educação, Globalização e Cidadania: Novas Perspectivas da Sociologia da Educação. UFBB, João Pessoa, 2008.

______. Infância, Ludicidade e Educação: A Alfabetização Da Criança Indígena Apinayé Em Perspectiva. Anais do V Colóquio Internacional de Filosofia da Educação, UERJ, 7 a 10 de setembro de 2010.

______. (Sissi). Bilinguismo e Educação Bilíngue Intercultural: os Apinayé e o uso das línguas apinayé e portuguesa nos seus domínios sociais. Curitiba 2011 Anais do VII Congresso Internacional da Abralin. Disponível on line: www.abralin.org. Acesso 21-mar-2011.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. (CFB/88). Versão on-line. Disponível: www.senadofederal.org.br. Acesso dia 23 de setembro de 2010.

_____. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96. São Paulo: SINPRO, 1996.

______. PDE - Plano Nacional de Educação. Brasília: MEC, 2002.

_____. RCNEI. Referencial Curricular Nacional para a Educação Indígena. Brasília: MEC/SEF, 2002.

______. DECRETO Nº 4.412, DE 7 DE OUTUBRO DE 2002. Dispõe sobre a atuação das Forças Armadas e da Polícia Federal nas terras indígenas e dá outras providências. http://pib.socioambiental.org/. Acesso 2-mar-2011.

______. DECRETO Nº 5.051,DE 19 DE ABRIL DE 2004. Promulga a Convenção no 169 da Organização Internacional do Trabalho - OIT sobre Povos Indígenas e Tribais. Disponível: http://www.institutoamp.com.br/oit169.htm. Acesso 21-mar-2011.

CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, Flávio; CANDAU, Vera Maria (ORG). Multiculturalismo Diferenças Culturais e Práticas pedagógicas. 2ª Ed. Petrópolis: Ed. Vozes, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281