AVALIAÇÃO DE SORÇÃO, SOLUBILIDADE E ESTABILIDADE DE COR ASSOCIADOS À ADIÇÃO DE NANOSÍLICA NOS CIMENTOS DE IONÔMERO DE VIDRO

Angélica Feltrin dos SANTOS, Milena Soares de ALVARENGA, Adolfo da SILVA-MELO, Alexsandro Silvestre da ROCHA, Elizabete Bagordakis PINTO

Resumo


Introdução: A odontologia tem buscado um material que apresente maior resistência mecânica, onde partículas de nanosílica já são amplamente utilizadas na composição de materiais à base de resinas. Objetivo: Avaliar se as propriedades de sorção/solubilidade e estabilidade de cor poderiam ser melhoradas com a adição de nanosílica aos cimentos de ionômero de vidro convencional e modificado por resina. Material e método: Na avaliação de sorção e solubilidade, foram utilizados os cimentos de ionômero de vidro da 3M ESPE, Ketac Molar convencional e Vitremer modificado com adição de nanosílica. Foram armazenados em estufa, a 37ºC, com sílica gel por 24 horas, com água destilada por 7 dias e sílica gel por 24 horas. Ao final de cada ciclo, as amostras foram pesadas e medidas com paquímetro digital. Obteve-se o volume dos espécimes, a partir dos quais se pode chegar, com auxílio das equações de sorção e solubilidade. Resultados: Os valores de sorção e solubilidade do Ketac Molar e Vitremer expressaram mínima variação, sendo os espécimes homogêneos entre si, enquanto F4 e BP6 apresentaram maior solubilidade comparada aos grupos sem adição de nanosílica, os espécimes foram submetidos. Conclusão: A adição de nanosílica a 5% não influenciou na análise de sorção e solubilidade entre os grupos de CIVs convencional e modificado por resina. A alteração de cor foi influenciada de acordo com a solução imersa, sendo a água destilada com menor teor de alteração de cor comparada à cerveja e refrigerante de cola.

Texto completo:

PDF

Referências


Wilson AD, Kent BE. A new translucent cement for dentistry. The glass ionomer cement. British Dental Journal 1972; 132:133– 5.

Fook ACBM, Azevedo VVC, Barbosa WPF, Fidéles TB, Fook MVL. Materiais odontológicos: Cimentos de ionômero de vidro. Revista Eletrônica de Materiais e Processos. 2008; 3 (1): 40-45.

Queiroz VAO. Uso do cimento de ionômero de vidro na prática odontológica.

[dissertação de mestrado]. São Paulo: Bauru, 2003.

Marovic D, Tarle Z, Hiller KA, Müller R, Ristic M, Rosentritt M, Skrtic D, Schmalz G. Effect of silanized nanosilica addition on remineralizing and mechanical properties of experimental composite materials with amorphous calcium phosphate. Clin Oral Investig. 2014 Apr;18(3):783-92.

Powers JM, Sakaguchi RL. Craig’s restorative dental materials. 12th ed. St. Louis, MO: Mosby Elsevier; 2006.

Silva FWGP, Queiroz AM, Freitas AC, Assed S. Utilização do ionômero de vidro em odontopediatria. Odontol. Clín. Cient. 2011; 10 (1): 13 – 17.

Marovic D, Tarle Z, Hiller KA, Müller R, Ristic M, Rosentritt M, Skrtic D, Schmalz G. Effect of silanized nanosilica addition on remineralizing and mechanical properties of experimental composite materials with amorphous calcium phosphate. Clin Oral Investig. 2014;18(3):783-92.

Gonçalves GM, Pedroso HTR, Freitas TOG, Ferreira FGS. Desenvolvimento de concretos com a incorporação de nanosílica e pó de vidro. Revista Técnico-Científica do CREA-PR. 2019; Ed. Especial: 1-16.

Chimele TBC. Efeito da evaporação do solvente na cinética de difusão da água e no grau de conversão de sistemas adesivos. [dissertação de pós graduação]. Universidade de Brasília: Brasília. 2012.

Antunes ANG. Avaliação de adesivos autocondicionantes contemporâneos: efetividade da união dentina adesivo em função do tempo de armazenamento em água. Universidade Estadual de Campinas: Piracicaba. 2011.

Carlos RR. Análise comparativa em relação à estabilidade de cor, sorção e solubilidade de diferentes materiais restauradores. Universidade Estadual de Campinas: Piracicaba. 2013,


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281