O MATRIMÔNIO INDÍGENA: UMA ANÁLISE DAS NARRATIVAS APINAYÉ E SUAS IMPLICAÇÕES SOCIOLINGUÍSTICAS

Paulo Hernandes Gonçalves da SILVA, Francisco Edviges ALBUQUERQUE

Resumo


Este artigo aborda a cultura, a linguagem e a identidade Apinayé, relacionadas às tradições do casamento indígena, desse povo habitante do estado do Tocantins. Objetivou-se compreender a constituição dos núcleos familiares indígenas e sua relação com os aspectos cosmológicos, o seu processo histórico e a implicação sociolinguística. O tema apresenta relevância porque a conservação das memórias culturais e dos costumes é um passo primordial para a manutenção da língua. A metodologia adotada consistiu na revisão bibliográfica de autores que refletem sobre o assunto, principalmente com a discussão das reminiscências identitárias, por meio das narrativas orais dos Apinayé. Os resultados demonstram que as alianças matrimoniais instituídas sempre foram elementos importantes na organização social e na manutenção linguística.

Texto completo:

PDF

Referências


ALBUQUERQUE, F.E. Contato dos Apinayé de Riachinho e Bonito com o português: aspectos da situação sociolingüística. Goiânia, 1999, 132 p. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 1999.

ALBUQUERQUE, F.E. Contribuições da Fonologia ao processo de educação indígena Apinayé. Tese de Doutorado. Universidade federal Fluminense. Rio de Janeiro, 2007.

ALBUQUERQUE, F.E (Org). Texto e Leitura: uma prática pedagógica Apinayé e Krahô. Goiânia: Ed. da PUC de Goiás. 2012.

ALMEIDA, S. A.de. A educação escolar Apinayé na perspectiva bilíngue e intercultural: um estudo sociolinguístico das aldeias São José e Mariazinha. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Letras e Literatura (PPGL). Universidade Federal do Tocantins.

Araguaína/TO, 2011.

AZEVEDO, Á.V. Estatuto da família de fato. São Paulo: Jurídica Brasileira, 2001.

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução de M. Lahud e Yara F. Vieira; com a colaboração

de Lúcia T. Wisnik e Carlos H.D. Chagas Cruz. 9.ed. São Paulo: Hucitec, 1988.

BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna: a sociolinguística em sala de aula. São Paulo, Parábola, 2004.

BOURDIEU, P. Le sens pratique. Paris, Éditions de Minui, 1983.

DA MATTA, R. Um mundo dividido: a estrutura social dos índios Apinayé (Antropologia 10). Petrópolis: Vozes, 1976.

ENGELS, F. A origem da família, da propriedade privada e do estado. Trad. Leandro Konder. 9. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1984.

FELIPPE, G. G. Casar sim, mas não para sempre: o matrimônio cristão e a dinâmica cultural indígena nas reduções do Paraguai. História. Unisinos, v. 12, n. 3, 2008.

FIORIN, J. L. Linguagem e ideologia. São Paulo: Ática, 1997.

FONSECA, M. C. L. A diversidade linguística no Brasil: considerações sobre uma proposta de política. Dossiê Línguas do Brasil – revista eletrônica do IPHAN nº 6 - 2007. Disponível em:

http://www.labjor.unicamp.br/patrimonio/materia. Acesso em 28dez2017.

GARCIA, E. F. O projeto pombalino de imposição da língua portuguesa aos índios e a sua aplicação na América meridional. Tempo [online]. Volume 12, 2007.

GIRALDIN, O. Axpen Pyrak: história, cosmologia, onomástica e amizade formal Apinajé. Tese de Doutorado em Antropologia. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Unicamp, Campinas/SP, 2000.

GIRALDIN, O. Relações entre forma de transmissão de amizade formal e sistema matrimonial Apinaje. XXIV ENCONTRO ANUAL da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), Petrópolis/RJ, 2001.

HARTMAN, T. Cartas do Sertão: de Curt Nimuendaju para Carlos Estevão de Oliveira. Lisboa: Museu de Etnologia, 2000.

LADEIRA, M.E. A troca de nomes e a troca de cônjuges. Uma contribuição ao estudo do parentesco Timbira. Dissertação mestrado USP, SP, 1982.

LADEIRA, M.E; AZANHA, G. Apinayé - Povos Indígenas do Brasil. Instituto Socioambiental, São Paulo, 2003.

LEA, V.R. Desnaturalizando gênero na sociedade mebengôkre. Revista de Estudos Feministas, v. 7, nn.1-2, p. 176 -193, 1999.

MELATTI, J.C. Índios do Brasil. São Paulo: Edusp, 2007.

MOREIRA, V.M.L. Territorialidade, casamentos mistos e política entre índios e portugueses.

Rev. Bras. Hist., São Paulo, v. 35, n. 70, p. 17-39, Dec. 2015.

NARCISO, I. S. Janela com vista para a intimidade. Psychologica, v. 31, p. 49-62, 2002.

NIMUENDAJÚ, C. Os Apinayé. Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi.1983.

PAIVA, M. L. S. C. Casamento e família no século XXI: possibilidade de holding? Psicologia em Estudo, v. 8, p. 3-9, 2003.

PONZETTI JR. Marriage Ceremonies. International Encyclopedia of Marriage and Family. Nova York: Thomson Gale; 2003. p.1091-1094.

PRATTA, E. M. M.; SANTOS, M. A. Família e adolescência: a influência do contexto familiar no desenvolvimento psicológico de seus membros. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 12, n. 2, p. 247-256, 2007.

RIBEIRO P.B. A sociodiversidade indígena no Brasil. 2015. Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo - Fap-Unifesp. Disponível em:

www.repositorio.unifesp.br/bitstream/handle/confor Acesso em: 28 jan.2018.

RIBEIRO, D. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. 2.ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

RODRIGUES, A.D. Para o estudo histórico-comparativo das línguas Jê. In: SANTOS, L. dos; PONTES, I. (Org). Línguas Jê: estudos vários. Londrina: Ed Vel, 2002.

SALLAS, A.L.F. Narrativas e imagens dos viajantes a alemães no Brasil do século XIX: a construção do imaginário sobre os povos indígenas, a história e a nação. Hist. cienc. saudeManguinhos [online]. 2010, vol.17, n.2, pp.415-435 184.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281