POESIA APINAYÉ/PORTUGUÊS: CONTRIBUIÇÕES PARA A LITERATURA INDÍGENA

Eliane Cristina TESTA, Francisco Edviges ALBUQUERQUE

Resumo


Este texto é resultado de uma pesquisa do estágio pós-doutoral voluntário da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível CAPES, realizado no Programa de Pós-graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura – PPGL, da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Campus de Araguaína, com ênfase na etnopoesia. Neste trabalho, o objetivo foi apresentar algumas ações pedagógicas das “Oficinas de Poesia”, realizadas na Escola Indígena Tekator (da aldeia Mariazinha), que contribuíram para a escrita de poemas indígenas bilíngues Apinayé-Português. Além disso, realizamos uma leitura crítico-analítica de poemas que se encontram publicados no e-book Poesia Indígena: etnopoesia Apinayé (Editora Atena-PR, 2021). Metodologicamente, é uma pesquisa qualitativa, etnográfica e participativa. Como fundamentação teoria, utilizamos Graúna (2013), Albuquerque (2011, 2012), Almeida, Albuquerque e Aoki (2012), Rothenberg (2006), Krenak (2019, 2020), Fichte (1987); Nimuendajú (1956), Silva Junior (2018), Fonseca (1999), Minayo (2002); e algumas ideias de Matos (2011). Como resultado, concluimos que os poemas Apinayé/português, além de contribuírem com a literatura indígena, servem de apoio de material didático para as Escolas Indígenas Apinayé e também não indígenas. Ademais, os poemas em análise dão ênfase a uma identidade étnica Apinayé ressignificada criativamente nos etnopoemas, os quais possibilitam identificar uma etnopoética visão de mundo, em que se movimentam práticas culturais, memórias, tradições e saberes. Assim, os etnopoemas Apinayé-Português imprimem e perspectivam auto histórias, ora acentuadas por uma carga de subjetividade, ora estruturadas pelo (re)encontro de um tecido de vozes coletivas, que contemplam o reconhecimento do patrimônio cultural-intelectual do povo Apinayé.

Texto completo:

PDF

Referências


ALBUQUERQUE, Francisco Edviges. Contribuição da fonologia ao processo de Educação Indígena Apinayé. Niterói, 2007, 255 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Instituto Federal Fluminense -UFF, Niterói, 2007.

______ (Org.) A Educação escolar Apinayé na perspectiva bilíngue e intercultural /Francisco Edviges Alburquerque. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2011.

______ (Org.) Texto e leitura: uma prática pedagógica nas escolas Apinayé e Krahô. Goiânia: Ed. América, 2012.

ALMEIDA, Severina Alves de; ALBUQUERQUE, Francisco Edviges. Etnografia e observação participante: o trabalho de campo e a pesquisa qualitativa no contexto indígena Apinayé. In: Educação escolar indígena e diversidade cultural. Goiânia: Ed. América,

ALMEIDA, Severina Alves de; ALBUQUERQUE, Francisco Edviges. Letramento literário na Escola Indígena Tekator da Aldeia Apinayé Mariazinha: uma análise introdutória. In: Francisco Edviges Albuquerque (Org.), A Educação Escolar Apinayé na

perspectiva Bilíngue e Intercultural. Goiânia: Editora da PUC Goiás, 2011.

BRASIL. Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Tocantins. Disponível em Acesso em 30 de janeiro.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários escritos. 6.ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2017. pp.171-193.

Diretoria Regional de Educação (DRE) Tocantinópolis.

GRAÚNA, Graça. Contrapontos da literatura indígena contemporânea no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2013.

FICHTE, Hubert. Etnopoesia: antropologia poética das religiões afro-americanas. Org. e prefácio Wolfgang Baden. Trad. Cristina Alberts e Reny Hernandes. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.

FONSECA, Cláudia. Quando cada caso NÃO é um caso: pesquisa etnográfica e educação. Revista Brasileira de Educação. n.10, p. 58-78, Jan/Fev/Mar/Abr, 1999. Disponível em

http://anped.tempsite.ws/novo_portal/rbe/rbedigital/RBDE10/RBDE10_06_CLAUDIA_FONSECA.pdf > Acesso em 29 de janeiro de 2021.

LOCATELLI, Rosimar; ALBUQUERQUE, Francisco Edviges; ALMEIDA, Severina Alves de. A Alfabetização Bilíngue das crianças indígenas Apinayé da Aldeia São José: aspectos pedagógicos e sociais. In: ALBUQUERQUE, Francisco Edviges; ALMEIDA, Severina Alves de (Orgs.). Educação escolar indígena e diversidade cultural. Goiânia: Ed. América, 2012. pp. 48-93.

NIMUENDAJÚ, Curt. Os Apinayé. In: Boletim do Museu Paraense Emilio Goeldi – Tomo XII. Belém – Pará, 1956.

MATOS, Cláudia Neiva de. Escritas indígenas: uma experiência poético-pedagógica. In:

Revista Boitata, UEL. Londrina, n. 12, p. 29-51, jul/dez, 2011. Disponível em Acesso em 03 de Dezembro de 2020.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2002.

MUNDURUKU, Daniel. A descolonização do pensamento. In: Entrevista. Revista Acrobata: literatura audiovisual e outros desequilíbrios. n. 09, nov. Teresina, 2018.

RIBEIRO, Saulo. Anotações de um pequeno editor ou as baratas da edição ou literatura jiujítsu. In: Revista Palavra. Sesc, ano 09, n.08, São Paulo, 2018.

ROTHENBERG, Jerome. Technicians of the sacred: a range of poetries from Africa; America, Asia, Europe, and Oceania. Third edition: revised and expanded. California: University of California Press, 2017.

TESTA, Eliane Cristina; ALBUQUERQUE, Francisco Edviges; APINAJÉ, Júlio Kamêr R. Poesia Indígena: etnopoesia Apinayé (e-book). Ponta Grossa: Editora Atena, 2021. Disponível em:

https://www.finersistemas.com/atenaeditora/index.php/admin/api/ebookPDF/3790 >Acesso em 30 de Janeiro de 2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281