A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA PROPOSTA DE INTERCONEXÃO NO CONTEXTO ESCOLAR

Hélio Rodrigues dos SANTOS, Hélio Simplício Rodrigues MONTEIRO

Resumo


O presente trabalho tem como questão central a compreensão-discussão mediante a educação matemática e a educação financeira no contexto escolar, visando contribuir nas aplicações e aquisições de competências e habilidades financeiras para com alunos e professores, em uma Escola Estadual Kalunga III, comunidade-ema no Município de Teresina de Goiás, compreendendo que as duas áreas do conhecimento têm como intuito a autonomia do sujeito mediante suas atividades cotidianas. O recorte espacial buscou ainda identificar como os professores interpretam a educação financeira nos espaços escolares e como os professores utilizam a educação financeira em seu dia a dia (consumo, gestão financeira crédito, boletos e consciência crítica), buscou se também apresentar ainda diálogo epistêmico entre a educação matemática e a educação financeira, apresentando que ambas estão interconectadas à medida que o método e a reflexão- ação caminha juntas. A pesquisa embasou-se na bibliográfica e de campo. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram: entrevistas com professores e conversas informais na qual a duração da pesquisa ocorreu entre março de 2019 e janeiro de 2020. De acordo com os dados obtidos, identificou-se que os professores compreendem, utilizam e defendem a educação financeira como parte da vida e de suas tomadas de decisões. Apresentou-se ainda mediante ao trabalho que por mais que os professores em sua formação acadêmica não estudaram ou ouviram com relação a educação financeira, os mesmos apresentam domínio através de suas práticas cotidianas e vivenciais.

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Referências


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