OS DESAFIOS DE PESSOAS SURDAS EM ADQUIRIR OS CONTEÚDOS FORMAIS EM PORTUGUÊS

Allice Araújo MARQUES, Francisco Edviges ALBUQUERQUE, Mariana Ferreira ALBUQUERQUE, Danielle Mastelari LEVORATO

Resumo


A apropriação da Libras como segunda língua e demais conteúdos na escola como tema deste artigo surgiu durante o estágio supervisionado em que foram observadas as dificuldades de um aluno durante o processo de ensino-aprendizagem em uma sala de aula com alunos ouvintes. O objetivo geral deste artigo foi realizar uma discussão sobre os desafios que os alunos surdos enfrentam para aprender os conteúdos ministrados pela escola, uma vez que a primeira língua deles é a Língua de Sinais (LIBRAS). O tema se
justifica em face do Brasil possuir uma grande comunidade de surdos e a necessidade de uma inclusão eficaz respeitando-se a língua materna da comunidade surda. Para isso, sugerimos que se estudar a possibilidade de criar uma escola bilíngue, a fim de assegurar ao aluno surdo um ensino de qualidade onde possa se tornar dono do seu próprio percurso, com o desenvolvimento de senso-crítico, além de ser capaz de prepará-lo para o exercício pleno da cidadania.


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