DESAFIOS DO MARKETING DIGITAL NAS MÍDIAS SOCIAIS EM ARAGUAÍNA (TO)

Andrews Campos MOREIRA, Cássio Cipriano NOGUEIRA

Resumo


O marketing digital é formado por um conjunto de ferramentas que dão comodidade e agilidade a todo o processo, disponibilizando em tempo real todos os produtos e serviços. As mídias sociais são uma das fontes mais rentáveis presentes na área de marketing. O presente estudo tem como principal objetivo compreender os desafios do marketing digital nas mídias sociais em Araguaína (TO). Trata-se de uma pesquisa descritiva, cujas técnicas empregadas na pesquisa são de campo e bibliográfica. A pesquisa de campo foi realizada através da coleta de dados, com aplicação de um questionário semiestruturado, e o estudo bibliográfico, com uma breve revisão de estudos realizados por diversos autores dentro dessa temática. O questionário foi aplicado para onze participantes que atuam dentro do marketing digital na cidade de Araguaína (TO). A análise dos resultados trouxe alguns destaques importantes presentes dentro do marketing digital, sendo que as mídias sociais são uma das melhores formas de captação de clientes, além de promover a difusão do negócio. Entretanto, é preciso mencionar que existem vários desafios para empregar com total eficiência o marketing digital, mas a tendência é que essa ferramenta seja cada vez mais explorada e que atinja altos patamares em relação à prestação de serviços e vendas de produtos.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, C. P. Mídias Sociais: o relacionamento entre marcas e consumidores na era pós-digital. 2017. 25 f. Trabalho de Conclusão de curso de especialização em Marketing Empresarial. Centro de Pesquisa e Pós-graduação em Administração, Universidade Federal

do Paraná. Curitiba, 2017.

ANDRADE, A. M.; SANTOS, A. C. C.; CARVALHO, C. M. G.; LIMA, F. D. B.; MACHADO, V. W. V. & DAMASCENO, T. N. F. As Redes Sociais como Estratégias de Marketing nas Micro e Pequenas Empresas da Região Metropolitana de Fortaleza. Revista Científica FACPED, v. 2, n. 2, 2016.

AZEVEDO, A. K. V. S. et al. O Uso de Mídias Sociais como Marketing Digital por Revistas Científicas Eletrônicas da Área de Ciências Sociais Aplicadas. In: Encontro de Usuários de Sistemas de Publicação, Brasília, n.1, mai., 2017. Anais... Brasília: Ibict, v.1, p. 1-11, 2017.

CAVAZZA, B. H. et al. Estratégias de marketing em micro e pequenas empresas de varejo: estudo de múltiplos casos no sul de Minas Gerais. Revista da Micro e Pequena Empresa, v. 8, n. 3, p. 52-65, 2015.

DONATTI, Leandro. A Reinvenção do Jornalismo na Era Digital: manual de orientação para a apuração, construção e divulgação da notícia em tempo real. Paris, 2017.

EXAME, Revista. Marketing Digital para Pequenas e Médias Empresas num Cenário de Crise: quais benefícios esperar, afinal. Disponível em:

http://exame.abril.com.br/negocios/dino/noticias/marketing-digital-para-pequenasemedias-empresas-num-cenario-de-crise-quais-beneficios-esperar-afinal.shtml>. Acesso em: 06 set. 2019.

FERREIRA JR., A. B., AZEVEDO N. Q. Marketing Digital: uma análise do mercado. Curitiba: Intersaberes, 2015.KOTLER, K. Administração de Marketing. Brasil. São Paulo – Pearson Education do Brasil, 2012.

KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 15. ed. São Paulo: Person Educacional do Brasil, 2015.

OLIVEIRA, R. B.; LUCENA, W. M. O Uso da Internet e das Mídias Digitais como Ferramentas de Estratégias de Marketing, 2012.

RIBEIRO, L. Quais são as Redes Sociais Mais Usadas no Brasil? Marketing de Conteúdo. Jun. de 2016. Seção Marketing. Disponível em:

. Acesso em: 27 ago. 2019.

RODRIGUES, V. R. P.; MELO, J. A. M. A Utilização do Marketing Digital como Ferramenta Estratégica nas Pequenas Empresas do Guará – DF. Brasília: Faculdade Projeção, 2014. Disponível em:

http://biblioteca.projecao.br/upload/vinculos/000044/000044e5.pdf>. Acesso em: 23 ago. 2019.

ROSSI, F. As Mídias Sociais: um estudo comparativo de casos sobre a utilização do Facebook nas empresas. Capivari, SP: FACECAP, 2012.

SALVADOR, A. B. Segmentação e Posicionamento: o coração do plano de marketing. Inovcom. Vol. 6, n. 1. 2014.

SOARES, F. R.; MONTEIRO, P. R. R. Marketing Digital e Marketing de

Relacionamento: interação e engajamento como determinantes do crescimento de páginas do Facebook. Navus - Revista de Gestão e Tecnologia, v.5, jul./set., 2015. Disponível em:

. Acesso em: 24 ago. 2019.

VOLKART, V. K.; FAGUNDES, Dorneles Sita Fagundes Sita. Estratégias de marketing como ferramenta para fidelizar clientes do comércio eletrônico: Estudo de caso de uma empresa varejista do município de Igrejinha/RS. Revista de Administração de Empresas Eletrônica-RAEE, v. 1, n. 1, 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281