O DESENVOLVIMENTO TEXTUAL E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO CONTEXTO ESCOLAR

Adolfo Antonio HICKMANN, Girlane Moura HICKMANN, Rubens Martins da SILVA, Clarissa de Sousa Oliveira MCCOY

Resumo


O ensino do desenvolvimento textual, no contexto escolar contemporâneo, apresenta, cada vez mais, novos desafios para o docente. Diversidade de pensamentos, mudanças tecnológicas, novas maneiras de estabelecer relacionamentos são alguns dos muitos impasses para uma educação que necessita transformar-se a fim de atender às novas demandas. O presente artigo tem como objetivo analisar o panorama do desenvolvimento textual de alunos do Ensino Médio, com foco nas relações interpessoais escolares. Utilizase a metodologia dialógica a fim de estabelecer um paralelo entre a prática docente e as abordagens teóricas do desenvolvimento textual contemporâneo. Além disso, utilizam-se aportes teóricos do Pensamento Complexo, de Edgar Morin, e da Bioecologia do Desenvolvimento Humano, de Bronfrenbrenner. Procura-se também entrelaçar aspectos da docência e as vivências que compõem o atual ambiente escolar de professores do Ensino Médio. As conclusões apresentam propostas de contribuições para a prática docente do desenvolvimento textual, bem como reflexão sobre possibilidades, frente à realidade altamente complexa do contexto escolar contemporâneo.

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