SITES PREFERIDOS E DECISÃO DE COMPRA: HÁBITOS E COMPORTAMENTO DE ACADÊMICOS DE UMA CIDADE DO PARANÁ

Claudio Luiz CHIUSOLI, Caroline Roecker LOFFI

Resumo


Com os avanços da tecnologia de informação, cada vez mais as pessoas têm acesso a ambientes de compra on-line. O objetivo do estudo é analisar o comportamento, hábito e atitude dos acadêmicos em relação às compras on-line. O referencial abordado foi a respeito da evolução do e-commerce, marketing digital e comportamento do consumidor. Quanto à metodologia empregada, foi um estudo quantitativo com o público universitário de instituições públicas e privadas de uma cidade do estado do Paraná, em um total de 106 entrevistas, mediante amostragem não probabilística por conveniência. Em relação aos principais achados, pode-se observar que 38,7% concordam que são influenciados pela propaganda; 24,5% compram
nas campanhas da Black Friday; 59,4% compram em lojas virtuais, por ser mais barato; 62,3% compram nos sites preferidos, porque as necessidades são atendidas. Por outro lado, 57,5% compram nos sites preferidos devido ao prazo de entrega; 82,1% estão satisfeitos com as lojas em que compram devido ao bom atendimento. Já, cerca de 52,8% encontram o produto que desejam nos sites pesquisados, e somente 9,4% costumam comprar em sites internacionais. Por fim, 17% dos acadêmicos assumem que têm o hábito de comprar pela internet pelo menos uma vez ao mês; e 73,6% procuram, no momento da compra, por comentários existentes na internet a respeito do produto/serviços da loja. Como considerações, o estudo
pode contribuir para as organizações criarem estratégias de vendas para este público.


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ISSN 2526-4281