EPIDEMIOLOGIA DOS ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHENTOS COM ÊNFASE EM ACIDENTES OFÍDICOS, NO ESTADO DO TOCANTINS, PERÍODO DE 2015 A 2018

Giulia Zucolotto SILVA, Rômulo Pereira CORTEZ JÚNIOR, Rosângela do Socorro Pereira RIBEIRO

Resumo


Animais peçonhentos são aqueles que produzem peçonha (veneno) e têm condições naturais para injetá-la em presas ou predadores. O estado do Tocantins com suas características climáticas e atividades econômicas predominantes se torna um ambiente de risco para esses acidentes. Diante disso, teve como objetivo geral, analisar os dados epidemiológicos dos acidentes por animais peçonhentos no estado do Tocantins, além de ter como objetivos específicos a quantificação dos números de casos nesse intervalo de tempo, mostrar importância da busca por atendimento precoce e identificar as principais espécies que acometem o estado. Foi realizado um estudo quantitativo utilizando-se de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e revisão bibliográfica com a procura em bancos de dados como Scielo, pubmed, Medline e LILACS. As variáveis foram: tipo de acidente, número de casos no estado, sexo, faixa etária, classificação de gravidade do caso, intervalo da picada até o momento do atendimento e principais tipos de serpentes que afetam o estado. Os resultados demonstraram aumento das notificações dos casos de acidentes com animais peçonhentos que até 2015 tinha a predominância de acidentes ofídicos depois foi liderado por escorpiões, sendo os ataques de modo geral mais predominantes no sexo masculino, além disso, o estudo por microrregiões mostrou maiores números de casos nas cidades de Porto Nacional e Araguaína contemplando mais de 50% dos casos, com a maioria de casos leves, justificando-se pela procura precoce de atendimento. E com um enfoque no acidente ofídico notou-se que o Tocantins com suas características regionais acompanhou o cenário brasileiro com a predominância do gênero Botrópicos. Conclui-se que os acidentes peçonhentos têm importância médica em virtude de sua grande frequência e gravidade. A padronização atualizada de condutas de diagnóstico e tratamento dos acidentados é imprescindível, pois assim permite um atendimento mais individualizado e eficaz.

Texto completo:

PDF

Referências


ALENCAR, E. S.; ARAÚJO, M. H. S.; DE CARVALHO, A. V. Acidentes por animais peçonhentos no município de Guaraí (TO) no período de 2015-2017. Medicus, v. 1, n. 1, p. 10-21. 2019.

AZEVEDO, M. M.; CUPO, P.; HERING, S. E. Acidentes por animais peçonhentos: serpentes peçonhentas. Medicina (Ribeirão Preto. Online),Ribeirão preto, v. 36, n. 2/4, p. 480-489. 2003.

BARBOSA, I. R. Aspectos clínicos e epidemiológicos dos acidentes provocados por animais peçonhentos no estado do Rio Grande do Norte. Revista Ciência Plural, Rio grande do Norte v. 1, n. 3, p. 2-13. 2015.

BORGES, R. C. Serpentes peçonhentas brasileiras: manual de identificação, prevenção e procedimentos em casos de acidentes. São Paulo: Editora Atheneu. 2001. CHIPPAUX, J. Epidemiology of envenomations by terrestrial venomous animals in Brazil based on case reporting: from obvious facts to contingencies. Journal Of Venomous Animals And Toxins Including Tropical Diseases, [s.l.], v. 21, n. 1. 2015.

FISZON, J. T.; BOCHNER, R. Subnotificação de acidentes por animais peçonhentos registrados pelo SINAN no Estado do Rio de Janeiro no período de 2001 a 2005. Revista brasileira de epidemiologia, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 114-127. 2008.

LOPES, A. B. et al. Perfil epidemiológico dos acidentes por animais peçonhentos na região Norte entre os anos de 2012 e 2015. Revista de Patologia do Tocantins, Palmas, v. 4, n. 2, p. 36-40. 2017.

PARO DA CUNHA, Vitor et al. Perfil epidemiológico de acidentes com animais peçonhentos no Piauí. RevInter, São Paulo, v. 12, n. 1. 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281