USO DE ANTIBIÓTICOS EM TRATAMENTOS ODONTOPEDIATRICOS

Gyovanna Vieira FERNANDES, Amanda Pereira SILVA, Amanda Vieira Fernandes FERREIRA, Angélica Pereira ROCHA

Resumo


Introdução: Quando o assunto é criança, mais fundamental ainda do que ao falar em adultos, é necessário que seja estabelecido seu histórico médico detalhado para um eventual procedimento cirúrgico futuro ou para algo que exija a aplicação de algum medicamento dentro do consultório clínico. O profissional precisa conhecer seu paciente e ter todo o domínio possível sobre seu diagnóstico de saúde, conhecer acerca de prescrição e interação medicamentosa, a fim de evitar possíveis intercorrências. Objetivo: A pesquisa teve como objetivo apresentar as principais prescrições e indicações de antibióticos na odontopediatria. Metodologia: O texto foi um recorte de uma revisão bibliográfica realizada sobre a prescrição antibiótica em procedimentos odontopediátricos. Revisão de Literatura: Os autores pesquisados afirmam que os medicamentos são capazes de combater infecções, porém, o antibiótico pode impedir o desenvolvimento de microrganismos e bactérias. No entanto, seu uso indiscriminado é capaz de comprometer a saúde bucal e o bem-estar geral, principalmente, do paciente infantil, que apresenta resistência imunológica ainda em construção. A prescrição antibiótica em odontopediatria deve ser cautelosa e pontual, pois exige do profissional conhecimento sobre os protocolos adequados para a administração medicamentosa, no que diz respeito à dosagem correta do medicamento, a composição química e as reações adversas do mesmo; além da necessidade de saber detalhes sobre o histórico médico do paciente infantil a ser atendido. Conclusão: Dessa forma, considera-se que a prescrição antibiótica em odontopediatria precisa acontecer de modo controlado e não indiscriminado e o profissional precisa trabalhar levando em consideração o histórico médico do paciente para eleger a prescrição medicamentosa mais adequada e em quais contextos a mesma se faz necessária.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, E. D. et al. Uso de antibióticos no tratamento ou na prevenção das infecções bacterianas bucais. In: Terapêutica medicamentosa em odontologia. Artes Médicas. São Paulo, 3. ed., p.54-76, 2014.

BARROSO, M. G. et al. Endocardite bacteriana: da boca ao coração. Revista Ciência e Estudos Acadêmicos de Medicina. Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT (Cáceres). n.2, p.47-57, 2014.

CAMPOS, C. C. et al. Prescrição de medicamentos em odontopediatria. In: Clínica odontológica infantil: passo a passo. FUNAPE. Goiânia: UFG/FO; v. 1, p. 43-48, 2010.

CARDOSO, A. C. et al. A relação entre cárie e uso de antibióticos em bebês e crianças – uma abordagem multiprofissional no Pet-Saúde Zachia. Convibra. Universidade de Passo Fundo – Pet-Saúde. Rio Grande do Sul, p.01-06, 2011.

CARMO, E. D. et al. Prescrição medicamentosa em Odontopediatria. Revista de odontologia da UNESP. Araraquara, v.38, n.4, p. 256-62, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281