A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DOS FATORES DE RISCO E DO DIAGNÓSTICO PRECOCE NA PREVENÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DO CÂNCER BUCAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Leticia Gasparini SANT’ANA, Adriana Barbosa RIBEIRO, Caroline Vieira FORTES, Alexsander Barbosa de LACERDA, Aline Barbosa RIBEIRO

Resumo


O câncer de boca é uma neoplasia maligna multifatorial com evidência para o tabagismo e o etilismo como fatores de risco mais associados ao processo de malignização. Por serem fatores passíveis de controle, a principal estratégia custo-efetiva deveria ser baseada na prevenção primária, ou seja, no abandono ou na diminuição da exposição aos fatores de risco à doença. Entretanto, a maioria da população desconhece os fatores de risco envolvidos no desenvolvimento do câncer bucal. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi discutir os fatores de risco, bem como a importância do diagnóstico precoce no desenvolvimento do câncer de boca. Para tanto, foi realizada uma busca nas bases de dados SCIELO e LILACS, utilizando os descritores: “prevenção”; “fatores de risco” e “câncer bucal”. Após a seleção dos artigos, utilizando fatores de inclusão e exclusão, 15 artigos, em português foram selecionados. De acordo com os estudos avaliados, pode-se sugerir que a prevenção, por meio da educação e conscientização, ainda é pouco entendida pela população brasileira. Assim, faz-se necessário estimular o conhecimento acerca do desenvolvimento do câncer bucal, além de estimular o autoexame para o estabelecimento do diagnóstico precoce, bem como forma de comunicação mais efetivas para conscientização por meio de políticas públicas de saúde.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência à Saúde. Instituto Nacional de Câncer: INCA. Falando sobre câncer de boca. Rio de Janeiro, 2002. Disponível em:

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/falando_sobre_cancer_boca.pdf>. Acesso em: 23 jul. 2020.

BRENER, S. et al. Carcinoma de células escamosas bucal: uma revisão de literatura entre o perfil do paciente, estadiamento clínico e tratamento proposto. Revista Brasileira de Cancerologia. p. 63 – 69, 2007. Disponível em:

. Acesso em: 27 jul. 2020.

CARRARD, V.C. et al. Álcool e câncer bucal: considerações sobre os mecanismos relacionados. Revista Brasileira de Cancerologia. p. 49 – 56, 2008. Disponível em:

http://www1.inca.gov.br/rbc/n_54/v01/pdf/revisao_2_pag_49a56.pdf>. Acesso em: 27 jul. 2020.

CARLI, M.L. et al. Características clínicas, epidemiológicas e microscópicas do câncer bucal diagnosticado na Universidade Federal de Alfenas. Revista Brasileira de Cancerologia. p. 205 – 211, 2009. Disponível em: . Acesso em: 23 jul. 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281