ESTUDO DE CASO CLÍNICO SOBRE PARALISIA CEREBRAL NO MUNICÍPIO DE ARAGUAÍNA – TO

Dâmaris Ribeiro de SOUSA, Débora Reis da Cruz SILVA, Karina Maria Mesquita da SILVA, Miguel Emilio Sarmiento GENER, Ângelo Cassio Bezerra NASCIMENTO, Ana Ydelplynya Guimarães AMARO

Resumo


Paralisia Cerebral conhecida como encefalopatia infantil não progressiva crônica, apresenta-se como condição patológica resultante de evento hipóxico isquêmico em diferentes fases do desenvolvimento, acarretando em deficiência de caráter progressivo neurológico, com graus variados de comprometimento. Portadores mostram necessidade de cuidados individualizados, bem como métodos de reabilitação que possibilitem qualidade de vida. Destaca-se as ações de enfermagem na elaboração de diagnósticos e cuidados direcionados as fragilidades apresentadas bem como a importância da equipe multidisciplinar no processo de assistência. Objetivo: Promover reflexão e compreensão acerca da Paralisia Cerebral, particularidades e cuidados de enfermagem. Metodologia: estudo de caso desenvolvido no Centro de reabilitação no município de Araguaína – TO por meio de prontuário, com levantamento bibliográfica realizado via plataforma Scielo e Google Acadêmico, onde foram selecionados artigos científicos, dissertações e monografia, dos anos de 2010 a 2021, período de 11 anos, as informações foram aperfeiçoadas e sintetizadas para a confecção do presente trabalho. Resultados e Discussão: Se buscou descrever as inerências referente a Paralisia Cerebral, bem como classificações e manifestações relacionadas, diagnósticos de enfermagem relacionados que reforcem a escolha das intervenções, ações de enfermagem no processo de cuidado reabilitador, assim como a relevância destas ações. Conclusão: buscou-se a disseminação das informações acerca da condição de deficiência neurológica progressiva, com intuito de acrescer o conhecimento de acadêmicos e da comunidade em geral, subsidiar a compreensão da patologia e a relação da mesma com a escolha individualizada da assistência de enfermagem, nos níveis de reabilitação e resgate da qualidade de vida dos pacientes.

Texto completo:

PDF

Referências


BAGATINI, B. Covid-19: Impactos Na Oportunidade De Participação Em Lazer De Crianças Com Paralisia Cerebral. São Carlos. Dissertação (mestrado) (graduação em ciências da saúde). Universidade Federal de São Carlos, 2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Diretrizes de atenção à pessoa com paralisia cerebral / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações

Programáticas Estratégicas. – Brasília: Ministério da Saúde, 2013. 80 p. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_atencao_paralisia_cerebral.pdf.

Acesso em: 14 fev. 2021.

_______, Ministério da Saúde. Paralisia Cerebral.2020. Disponível em:

%20problemas%20gen%C3%A9ticos%2C%20prematuridade>.Acesso em: 15 fev. 2021.

CAVALCANTE, F.S.Z; MARTINEZ, C.M.S. Efeitos do uso de recursos de baixa

tecnologia assistiva para crianças com paralisia cerebral no contexto da educação infantil. Revista Apae Ciência, Brasília, v.11, n.1, p. 72 – 87, janeiro/junho. 2019.

CORSI, C. Características Da Marcha e Oscilação Postural No Ortostatismo De Crianças e Adolescentes Com Paralisia Cerebral: Fatores Biopsicossociais e Efeito Do Kinesiotaping.

São Carlos. Tese (doutorado) (graduação em ciências da saúde). Universidade Federal de São Carlos. 2020.

CUNHA, K.C. et al. Qualidade da Coparentalidade e o Estresse em Pais de Crianças com Paralisia Cerebral. Revista Brasileira de Educação Especial, Bauru, v.27, p. 171 – 182, janeiro/ dezembro. 2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281