SÍNDROME DO RESPIRADOR ORAL E SUAS ALTERAÇÕES DENTO FACIAIS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Fabrizia Gomes ALVES, Ivanete Ivanete Alves de Sousa CARVALHO, Severina Alves de ALMEIDA

Resumo


Introdução: A respiração normal e ideal do ser humano é feita por via nasal, permitindo uma purificação do ar inspirado antes dele chegar aos pulmões, além de proteger as vias aéreas e desenvolver adequadamente o complexo craniofacial. Um mau hábito pode fazer com que a passagem do ar se faça pela boca, ou até mesmo uma obstrução das vias aéreas superiores, fazendo com que a respiração nasal se torne respiração oral, ocasionando a Síndrome do Respirador Oral. Objetivo: O objetivo da realização dessa revisão de literatura foi realizar uma pesquisa sobre a síndrome do respirador bucal dando ênfase nas alterações dento – faciais causadas pela síndrome e dando um norte para o diagnostico e tratamento dessas alterações. Metodologia: Foi realizado um levantamento bibliográfico em 30 (trinta) artigos científicos nacionais e internacionais publicados entre os anos 1998 e 2019, encontrados nas bases de dados Scielo, Pubmed e Google Acadêmico. Resultados: Diante do impacto gerado na saúde bucal e facial em um indivíduo portador da síndrome do respirador oral, é de grande importância um tratamento precoce da respiração oral em consequência de um correto diagnóstico juntamente com um tratamento multiprofissional. Conclusão: A causa mais comum da respiração bucal é a obstrução nasal, sendo mais importante ainda quando se trata de crianças, por estarem em crescimento e desenvolvimento. Diante do impacto gerado na saúde bucal e facial em um indivíduo portador da síndrome do respirador oral, é de grande importância um tratamento precoce da respiração oral em consequência de um correto diagnóstico.

Texto completo:

PDF

Referências


Bianchini AP, Guedes ZCF, Vieira MM. Estudo da relação entre a respiração oral e o tipo facial. Rev. Bras. Otorrinolaringol. 2007; 77 (4): 500-5.

Sabatoski CV, Maruo H, Elisa SC, Oliveira JHG. Estudo comparativo de dimensões craniofaciais verticais e horizontais entre crianças respiradoras bucais e nasais. Jornal brasileiro de ortodontia e ortopedia facial. 2010; 7 (39): 246-57.

Menezes VA, Leal RB, Pessoa RS, Pontes RM. Prevalência e fatores associados à respiração oral em escolares participantes do projeto Santo Amaro. Rev. Bras. Otorrinolaringol. 2005; 72 (3): 394-9.

Sies ML, Farias SR, Vieira MM. Respiração oral: relação entre o tipo facial e a oclusão dentária em adolescentes. Revista da sociedade brasileira de Fonoaudiologia. 2007; 12 (3): 191-8.

Menezes VA, Tavares LRO, Granville-Garcia AF. Sindrome da respiração oral: alterações clínicas e comportamentais. Rev. Bras. Odontol. 2009; 45 (3): 160-5.

Calvet CO, Pereira AFV. Alterações periodontais em respiradores bucais. R. Fac. Odontol. 42 (2): 21-4.

Di Francesco RC, Passeroti G, Paulucci B, Miniti A. Respiração oral na criança: repercussões diferentes de acordo com o diagnóstico. RevBrasOtorrinolaringol. 2004; 70 (5): 665-70.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281