NÍVEL DE INSTRUÇÃO E CAPACITAÇÃO DOS CIRURGIÕES-DENTISTAS E ACADÊMICOS EM EMERGÊNCIA MÉDICA

Gabriel Silva BATISTA, Maria Yasmin de Lima e SILVA, Caroline Vieira FORTES, Marcela Moreira SALLES, Glenda Lara Lopes VASCONCELOS

Resumo


Introdução: No ambulatório de Odontologia o profissional e/ou acadêmico está propenso a se deparar com alguma emergência médica no qual muitas vezes não está preparado para lidar, podendo o paciente vir a óbito ou ter lesões cerebrais irreversíveis, portanto, o Cirurgião-Dentista deve estar preparado para executar manobras de manutenção à vida até que o paciente receba atendimento especializado. Objetivo: O objetivo do presente estudo foi avaliar o nível de instrução e capacitação dos profissionais e os alunos da graduação e pós-graduação da Faculdade de Ciências do Tocantins (FACIT) em relação ao suporte básico de vida. Material e Método: Trata-se de um estudo transversal qualitativo, os dados foram coletados através de questionários (n = 149) que consiste na enumeração da sequência correta da manobra de ressuscitação cardiorrespiratória. Resultados: Os resultados foram analisados por meio de gráficos que mostraram as porcentagens de erros e acertos, dos 149 entrevistados, 6% acertaram a sequência e 94% erraram e apenas 5 dos 149 passaram por situação de emergência médica. Conclusão: Concluiu-se que os profissionais e acadêmicos estão despreparados para a realização de primeiros socorros e que é baixa a incidência de emergências nos consultórios odontológicos.

Texto completo:

PDF

Referências


Marzola C, GrizaGl. Profissionais e acadêmicos de odontologia estão aptos para salvar vidas?. [monografia]. Bauru: APCD regional de Bauru; 2011.

Paiva MHF, Espíndola VS, Klug RJ. Emergências médicas no consultório odontológico. 2009; 2 (1): 13-16.

Kreuger MR, Diegoli NM, Pedrini RD, Porfírio VR, Silva F. Consulta odontológica e doença sistêmica: análise do conhecimento dos cirurgiões-dentistas em itajaí-sc. Revista da faculdade de Odontologia de Lins. 2009; 21 (2): 15-22.

Andrade ED. Emergências médicas em Odontologia. 3. Ed. São Paulo: Artes Médicas; 2011.

Malamed SF. Emergências médicas em odontologia. 7 ed. Rio de Janeiro: Elsevier; 2016.

Andrade ED. Emergências médicas em Odontologia. 3. Ed. São Paulo: Artes Médicas; 2011.

Figueiredo IMB, Aguiar ASW. Situações emergenciais no Consultório

Odontológico. São Paulo: Livraria Santos Editora; 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281