ACIDENTE OFÍDICO VÍTIMA QUE EVOLUIU PARA AMPUTAÇÃO TRANSTIBIAL NO MUNICÍPIO DE SANTA FÉ DO ARAGUAIA
Resumo
O relato de caso, trás como tema o ofidismo, refere-se a paciente do sexo masculino, vítima de acidente ofídico, por serpente da família Viperidae do gênero Bothrops conhecida como jararacuçu (jararaca). O paciente evoluiu para duas amputações, inicialmente amputação do pé esquerdo, e posteriormente amputação transtibial esquerda. Atualmente, o paciente é acompanhado pela Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município o qual reside em Santa Fé do Araguaia- TO, conjuntamente com o Centro Estadual de Reabilitação (CER) em Araguaína- TO em decorrência das complicações e sequela. Este relato de caso possui como objetivo discutir sobre o ofidismo, ressaltar a importância da equipe de enfermagem nesse contexto, informar e alertar a população em relação aos acidentes com serpentes peçonhentas, orientar quanto aos cuidados necessários a serem seguidos diante desse tipo de acidente e seu prognóstico aos grupos mais susceptíveis e a reabilitação de sequela especialmente a amputação. Trata-se de um estudo de coleta de dados feito através de informações obtidas por meio do prontuário do paciente. Para a construção do presente artigo, fez-se a análise de trabalhos científicos presentes no Google acadêmico, Scielo, site e manuais do Ministério da Saúde, plataforma do SINAN-Sistema de Informação de Agravos de Notificação. Resultado e Discussão: Considerando o grau de complexidade do paciente e sua evolução negativa, foram elencadas informações sobre esse tipo de acidente, diagnósticos e intervenções de enfermagem que podem nortear profissionais em suas condutas referentes ao acidente ofídico. Vale ressaltar que dar continuidade aos cuidados necessários após ser vítima desse tipo de acidente é de suma importância para a manutenção da saúde, reabilitação e prevenção de novas complicações.
Palavras-chave: Ofidismo. Prognóstico. Reabilitação, Enfermagem.
Texto completo:
PDFReferências
BRASIL. Ministério da Saúde. 2001. Manual de diagnóstico e tratamento de acidentes por animais peçonhentos. Disponível em:
https://www.icict.fiocruz.br/sites/www.icict.fiocruz.br/files/Manual-de-Diagnostico-eTratamento-de-Acidentes-por-Animais-Pe--onhentos.pdf>. Acesso em: 20 de maio de 2021.
BRASIL. Ministério da saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Guia de vigilância epidemiológica. 2007. Acidente por animais peçonhentos. Brasília/ DF. Disponível em:
https://www.medicinanet.com.br/m/conteudos/biblioteca/2069/capitulo_5__acidentes_por_
animais_peconhentos.htm acesso em: 20 de maio de 2021.
BRASIL. Ministério da Saúde. 2013. Diretrizes de Atenção a pessoa amputada. Disponível em:
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_atencao_pessoa_amputada.pdf>. Acesso em: 21 de maio de 2021.
BRASIL. SINAN-Sistema de Informação de Agravos de Notificação. 2019. Acidente por Animais Peçonhentos. Disponível em:< http://portalsinan.saude.gov.br/acidente-poranimais-peconhentos>. Acesso em: 20 de maio de 2021.
MOROZ; Alex. 2017. Manual MSD. Reabilitação após amputação de membro. Disponível em:< https://www.msdmanuals.com/pt-br. Acesso em: 20 de maio de 2021.
NANDA 1. Diagnósticos de Enfermagem da Nanda 1. Definições e Classificação 2018- 2020. 11° edição, artmed 2018.
PIRES; Luciane Sampaio. Estudo epidemiológico de acidentes ofídicos na cidade de São José dos Campos (SP) e municípios adjacentes. São José dos Campos- SP. Programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas. Mestrado. Universidade do Vale da Paraíba. 2004. Disponível em:< https://docplayer.com.br/32976196-Universidade-do-valedo-paraiba-serpentario.html#show_full_text>. Acesso em: 20 de maio de 2021.
TAVARES; Aluska Vieira. Estudo Epidemiológico E Clínico Nos Casos De Acidentes Ofídicos No Estado Do Rio Grande Do Norte. Cuité-PB. Dissertação apresentada ao curso de Mestrado em Ciências Naturais e Biotecnologia da Universidade Federal de Campina Grande Campus Cuité. 2016. Disponível em:
https://docplayer.com.br/136051501-Estudo-epidemiologico-e-clinico-dos-casos-deacidentes-ofidicos-no-estado-do-rio-grande-do-norte.html>. Acesso em: 20 de maio de 2021.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281