LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS INDÍGENAS APINAYÉ: A LEITURA E A ESCRITA EM PERSPECTIVA

Francisco Edviges ALBUQUERQUE, Severina Alves de ALMEIDA

Resumo


Letramento e alfabetização, apesar de categorias circunscritas num mesmo arcabouço epistemológico, diferem enquanto teorias, ou seja, postulados e axiomas que explicam determinados fenômenos em contextos específicos. Quando levados ao universo indígena, assumem outras conotações, considerando que o letramento é uma pratica social (um processo) que se materializa, também, por meio da alfabetização (um estado). Nesse sentido, o artigo tem como objetivo geral compreender como se efetiva o letramento e a alfabetização das crianças indígenas Apinayé. Especificamente pretendemos definir letramento, letramento indígena e alfabetização, percebendo associações e identificando diferenças conceituais; e, entender como se efetiva a prática da leitura e da escrita na educação escolar das crianças Apinayé. A pesquisa, uma etnografia participativa, realizouse nas aldeias Apinayé São José e Mariazinha, e efetivou-se mediante as ações do “Projeto de Educação Escolar Apinayé na Perspectiva Bilíngue e Intercultural” (CAPES/2010- 2013), a partir de oficinas pedagógicas com professores(as) e crianças indígenas. Utilizamos, também, os procedimentos da pesquisa bibliográfica mediante criteriosa revisão de literatura. Os resultados permitem afirmar que o letramento, prática social que se efetiva a partir da relação que as crianças indígenas mantêm com material escrito, está presente na alfabetização; que a alfabetização, ao se realizar no contexto intercultural, interétnico e bilíngue assume aspectos intrínsecos às sociedades indígenas.

Palavras-chave: Letramento. Alfabetização. Letramento indigna. Alfabetização indígena. Crianças Apinayé.


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