SABERES TRADICIONAIS KRAHÔ: CONTRIBUIÇÕES PARA EDUCAÇÃO FÍSICA INDÍGENA BILÍNGUE E INTERCULTURAL
Resumo
Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa sobre os saberes tradicionais do povo indígena Krahô que são seu patrimônio imaterial e foram construídos historicamente através das suas relações com o território. Entretanto, as investidas por parte dos colonizadores europeus e os conflitos com pecuaristas e agricultores, têm afligido os Krahô constante sua desterritorialização e reterritorialização. Nesta pesquisa, nos delimitamos a estudar o povo indígena Krahô, linguisticamente e culturalmente caracterizado como da Família Jê, que de acordo com Nimuendajú (2001), são pertencentes aos povos Timbira orientais. Os Timbiras orientais abrangem as tribos Gavião do estado do Pará; Pucobiê, Cricati, Ramcocamecrá (Canela) e Apaniecrá (Canela) do Maranhão; e os Krahô do Tocantins. Enquanto os Timbira ocidentais seriam representados apenas pelos Apinajé do Tocantins. A história do povo Krahõ começa quando entram em contato pacífico com os não indígenas, na região de fronteira interestadual entre o Maranhão e o Tocantins, nas áreas adjacentes aos rios Tocantins, Farinha, Alto-Itapecuru, Parnaíba, Perdido e Sono. Dentro desta área, durante 200 anos os Krahõ vêm sendo submetido a um processo de desterritorialização e reterritorialização constante.
Palavras-chave: Povo Ktahô. Saberes Tradicionais Krahô. Educação Física Indígena Bilíngue e Intercultural.
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PDFReferências
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