O DISCURSO DA MULHER INDÍGENA NA REDE SOCIAL INSTAGRAM: PROTAGONISMO E MILITÂNCIA
Resumo
Este trabalho tem como objetivo estudar o discurso produzido por mulheres indígenas, publicado na rede social Instagram, para evidenciar o protagonismo feminino construído por meio de uma rede digital de militância indígena. Os enunciados selecionados para o estudo discursivo foram produzidos pelas ativistas indígenas influenciadoras digitais: Sônia Guajajara, Célia Xakriabá e Watatakalu Yawalapiti, em um momento histórico em que houve um grande retrocesso no cumprimento de políticas públicas para indígenas, promovido pelo governo do presidente Jair Messias Bolsonaro, eleito no ano de 2018. O estudo dos enunciados produzidos pelas indígenas e publicados por meio do Instagram foi realizado através de uma pesquisa netnográfica. A netnografia é o ramo da etnografia que analisa o comportamento de indivíduos e grupos sociais na Internet e a dinâmica desses grupos no ambiente on-line e off-line. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi a coleta de enunciados publicados pelas indígenas para a análise discursiva em Foucault, o qual desenvolveu dentro do campo de estudo da Análise do Discurso de linha francesa teorias sobre as relações estabelecidas entre sujeito, saber e o poder para a formação de enunciados, e os enunciados produzidos por meio dessa relação formam diferentes discursos. Os enunciados transcritos neste trabalho estão disponíveis em formato de texto e vídeo, nos perfis pessoais no Instagram das indígenas influenciadoras digitais selecionadas para compor o corpus desta pesquisa. Este artigo, portanto, analisa os enunciados de resistência produzidos por mulheres indígenas, para estudar o discurso e o protagonismo feminino indígena no enfrentamento às violências que afetam o bem-estar de suas comunidades.
Palavras-chave: Discurso feminino indígena. Instagram. Análise do Discurso. Michel Foucault.
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PDFReferências
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