PEDAGÓGICO DA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA 19 DE ABRIL
Resumo
Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada na Aldeia Manoel Alves Pequeno, cujo objetivo é refletir sobre as práticas educativas empregadas pela Escola Indígena 19 de Abril, no processo de ensino e aprendizagem, visando a apresentar uma proposta do Projeto Político Pedagógico para essa escola. Trata-se de um estudo de caso, tendo como base bibliográfica referências fundamentais, tais como: Albuquerque (1999, 2007, 2011, 2012, 2013), Abreu (2012), Araujo (2015) Henriques, Gesteira, Grillo e Chamusca (2007), Melatti (1967, 1972, 1973, 1978 e 1993), Mori (2001), Ribeiro (1995), Rodrigues (1986) e Urquiza ( 2010). Para alcançarmos o propósito da elaboração do Projeto Político Pedagógico da referida escola, aplicamos pesquisa do tipo etnográfico, na perspectiva da abordagem qualitativa. Como metodologia para obtenção dos dados, diversos tipos foram essenciais, sendo elas, a observação participante, diário de campo e conversas espontâneas para que a partir das relações intragrupais e socioculturais do cotidiano de uma Escola Indígena Krahô, fosse possível munir de conhecimentos e vivências do povo Krahô para dar as bases socioculturais necessárias para a inserção da proposta do Projeto Político Pedagógico a ser implementado na educação indígena Krahô, que leve em consideração uma proposta para estrutura curricular indígena Krahô, além das áreas: Ciências da Linguagem, Ciências da Natureza, Ciências da Cultura. Os resultados evidenciam que a interação dos diferentes saberes tradicionais é favorável ao processo de implantação do projeto, uma vez que a Escola Estadual Indígena 19 de Abril tem estabelecido com desenvoltura as articulações entre os Saberes Tradicionais Krahô e os Saberes Escolares, desenvolvendo atividades que contemplam esses conhecimentos, por mais que as burocracias do sistema educacional não indígena sejam uma constante no cotidiano escolar, essa comunidade busca desenvolver um trabalho diferenciado atendendo os preceitos da Constituição Federal de 1988. Nesse sentido, evidenciamos que a efetivação de uma educação escolar indígena bilíngue, intercultural, específica e diferenciada é fator preponderante para a construção de seus próprios processos de ensino e aprendizagem, fortalecendo uma política linguística própria, adotada pela comunidade Krahô com relação ao ensino na escola da aldeia desse povo.
Palavras-Chave: Educação Indígena Krahô. Educação Escolar Indígena. Transdisciplinaridade. Projeto Político Pedagógico.
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PDFReferências
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