LÍNGUA E IDENTIDADE APINAYÉ: DIÁLOGOS SOCIO E ETNOLINGUÍSTICOS
Resumo
A pesquisa está circunscrita na esfera de Linguística. Considerando seu foco de análise, insere-se na vertente da (Socio)Linguística, pois o enfoque está na relação entre língua e sociedade. O intuito é entender como determinada comunidade estabelece redes e teias de comunicações linguísticas. Expande-se par a Etnolinguística, estudando a relação entre Língua e Cultura. Com efeito, um desafio enfrentado pelos indígenas brasileiros atualmente, é implementar uma educação intercultural, onde as línguas e culturas envolvidas sejam apreciadas no currículo escolar, fortalecendo a identidade étnica e linguística. O referencial teórico abrange Os Apinayé (ALBUQUERQUE, 1999, 2007); Etnografia (ERICKSON, 1988;); Sociolinguística (CALVET, 2009; BORTONIRICARDO, 2014); Etnolinguística (ARAGÃO, 1999); Língua e Identidade (RAJAGOPALAN, 2003), autores que situam língua, Linguística, Sociolinguística e Etnolinguística num mesmo arcabouço epistemológico, expresso na concepção do "social e culturalmente construído", fornecendo uma visão na qual a "função social" e a “Cultura” concedem "forma" aos modos como traços linguísticos imbricam-se na realidade das comunidades de fala. Os resultados revelam o perfil sociolinguístico dos indígenas, numa configuração onde língua e cultura estabelecem um liame que se ratifica no social, perpassando cada uma dessas categorias. Enquanto a Sociolinguística trata da situação de uso da língua no contexto social indígena Apinayé, a Etnolinguística se ocupa dos aspectos recorrentes entre a língua falada, a sociedade onde se situa e a cultura que daí emana, construindo e constituindo diálogos e identidades.
Palavras-chave: Língua e Identidade. Apinayé. Etnografia. Sociolinguística. Etnolinguística.
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PDFReferências
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