CONTRIBUIÇÃO DO ENFERMEIRO NA ASSISTÊNCIA À CRIANÇA COM TRANSTORNO ESPECTRO AUTISTA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SISTEMÁTICA ENTRE OS ANOS DE 2015 A 2020
Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar a contribuição do enfermeiro na assistência à criança com TEA, entre os anos de 2015 e 2020. Trata-se de uma revisão bibliográfica baseada em revistas, artigos e textos de periódicos já publicados. Após análise das publicações, observou-se, que os resultados principais, em que 21,74% dos textos foram publicados em 2016, e que 86,96% foi de artigos de revistas acadêmicas, e 39,13% dos textos informaram que são graduando onde os mesmos são da área de formação em enfermagem com 78,26%, a avaliação clínica continua em consultas de puericultura com 52,17%, e 69,56% estabelece orientar a família antes e depois do diagnóstico de TEA como papel do enfermeiro frente aos cuidados com paciente em TEA. Portanto, observase a importância do enfermeiro na assistência com a criança com TEA, para um bom desenvolvimento/ crescimento da criança de ações educativas e estratégias continuada para melhoria de atendimentos e prestação de cuidados para com estes pacientes.
Palavras-chave: Enfermagem. TEA. Assistência.
Texto completo:
PDFReferências
ALMEIDA S. S. A et al. Transtorno do espectro autista. Resid Pediatr. 2018; 8(0 Supl.1):72-78 DOI: 10.25060/residpediatr-2018.v8s1-12. Disponível em: https://residenciapediatrica.com.br. Acesso em: 28/10//2020.
ANJOS, Maria de Fátima Silva dos. Ações de enfermagem no acompanhamento de pacientes com transtorno de espectro autista. Centro Universitário do Planalto Central Aparecido dos Santos – Uniceplac - Brasília-DF, 2019.
ARREAS SILVA, Andressa, et al. O fazer do enfermeiro na assistência à criança autista: uma pesquisa–ação – Paraninfo digital. Monográficos de investigacion en salud. – Ano X – nº 25, 2016. ISSN: 1988-3439. Disponível em: https://www.researchgate.net. Acesso em: 09/11/2020.
ARTIAGA, Gabriela Dias; FIGUEIRA, Patrícia Ramos. O Enfermeiro no Auxílio do Diagnóstico ao Autismo Infantil: Uma revisão sistemática. Centro Universitário São Lucas, Porto Velho/RO, 2018.
AZEREDO, R.V. et al. Orientações aos pais e professores. Revista de Pediatria SOPERJ - mar 2015.
BARBERINI, Karize Younes. A escolarização do autista no ensino regular e as práticas pedagógicas. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. São Paulo, v. 16, n. 1, p. 46-55, jun. 2016. Disponível em:
BARBOSA, Patrícia Aparecida da Silva; NUNES, Clara dos Reis. A Relação Entre o Enfermeiro a a Criança com Transtorno do Espectro do Autismo. LinkscienceplaceInterdisciplinary Scientific Journal, v. 6, n. 3, 2019.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281